EVANGELIZAR O MUNDO DOS NEGÓCIOS


Acabo de participar, a convite, de um Congresso internacional para Bispos, de 23 a 26 de janeiro, nos Estados Unidos, promovido pelo Acton Institute, instituição universitária voltada para estudos de economia e sociologia à luz da Doutrina social da Igreja. O congresso deste ano intitulou-se “A Nova Evangelização: o desafio global da Igreja”. A presença de 50 Bispos, entre os quais 2 cardeais e 5 arcebispos, de 25 países, mostrou a universalidade do congresso e a múltipla representação da Igreja. Enriquecedor e instrutivo é esse contato que tivemos com Bispos, por exemplo, de Gana, do Quênia, de Uganda, de Moçambique, de Zâmbia, da Índia, do Japão, da Lituânia, da Holanda, da Espanha, da França, além dos de toda a América.
            Na palestra inicial, o Cardeal Robert Sarah, da Guiné, presidente do Conselho Pontifício “Cor Unum”, falou sobre “A Nova Evangelização e vivendo uma Vida Autêntica de Caridade”, explanando como a Igreja deve atuar no atual contexto socioeconômico e cultural, sobretudo evangelizando na caridade.
            Muito interessante foi a palestra de Dr. Samuel Gregg, doutor em Filosofia da Universidade de Oxford e autor de vários livros, que versou sobre “Evangelização, a Igreja e As Lutas pela Liberdade Religiosa”, quando deu uma impressionante estatística das perseguições atuais aos cristãos, relatando que, só em 2012, 150.000 cristãos foram assassinados por causa de sua fé cristã.
            Discorrendo sobre a Justiça Social, o Dr. Michael Matheson Miller, graduado em várias universidades e pesquisador em países da Europa, Ásia e África, falou sobre “Doutrina Social da Igreja, a Nova Questão Social e a Nova Evangelização”, enfocando sobre o individualismo, o secularismo cultural, a escravatura da tecnologia, mostrando que a centralização política promove a decomposição da solidariedade, assim como o capitalismo corrupto mantém os pobres desenraizados, fora do mercado de trabalho.
            Dom Jean Lefitte, graduado em ciências políticas, secretário do Pontifício Conselho para a Família, falou sobre “O Bispo e a Família”, mostrando o atual desafio que nos apresenta a situação da família hoje: diante de uma nova moral é preciso uma nova evangelização da família.  
            Em sua palestra, o Dr. Frank Hanna, advogado, banqueiro e empresário, falou-nos sobre “A Evangelização no Mundo dos Negócios”, ressaltando a importância dos valores cristãos e éticos para que as empresas e instituições financeiras funcionem corretamente.
O Padre Roberto Sirico, co-fundador e diretor do Acton, explicou sobre a correta maneira de praticar a caridade para com os pobres, oferecendo-lhes condições de trabalho digno e honesto, e não apenas donativos, que podem faze-los acomodados e sem dignidade.
 Os valores cristãos mostram-se assim a solução para todos os problemas atuais, morais, sociais, políticos e econômicos. Transmiti-los ao mundo de hoje é tarefa da nova Evangelização.

2 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Estou muito feliz com este blog.
    Depois ligarei para o senhor.
    BLOG JFCBALBI.
    http://jfbalbi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelente, D. Fernando!

    Gostei de saber que V. Exa tem um blog.

    Seus textos, assim como seus sermões, são de altíssimo nível, demonstrando a mente clara e objetiva do grande comunicador e administrador que é.

    Márcio, Belo Horizonte, servo e súdito,
    o "Anacoreta, o Penitente".

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.