LIBERDADE E IGUALDADE

          Estou participando pela sétima vez, a convite, de um Congresso internacional para Bispos, de 22 a 25 de janeiro, nos Estados Unidos, promovido pelo Acton Institute, instituição universitária voltada para estudos de economia e sociologia à luz da Doutrina social da Igreja. O congresso deste ano tem como tema “Para uma livre, justa e humana economia global”. A presença de cerca de 70 Bispos, de mais de vinte países, mostra a universalidade do congresso e a múltipla representação da Igreja.
A primeira palestra, do Cardeal Reinhard Marx, Arcebispo de Munique e Frisinga, Alemanha, presidente da Comissão das Conferências Episcopais da EU, versou sobre “Por que a Economia requer ética – por uma Liberdade Responsável”.  De basilar importância nesses tempos de corrupção generalizada. Vale recordar o Papa Francisco: “A crise financeira que atravessamos nos faz esquecer que, na sua origem, há uma crise antropológica profunda: a negação da primazia do ser humano. Criamos novos ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro (cf. Ex 32, 1-35) encontrou uma nova e cruel versão no fetichismo do dinheiro e na ditadura de uma economia sem rosto e sem um objetivo verdadeiramente humano. ...Reduz o ser humano apenas a uma das suas necessidades: o consumo” (Evangelii Gaudium, 55).
Muito interessante foi a palestra de Dr. Samuel Gregg, doutor em Filosofia da Universidade de Oxford e autor de vários livros, que versou sobre “A Desigualdade Econômica: Mitos e Realidades”.
Falou sobre “População, Economia e os novos desafios demográficos”, a Dra. Carrol Rios de Rodríguez e discorrendo sobre “Dignidade Humana e suas falsidades: defendendo a verdadeira Liberdade e a verdadeira Igualdade”, o Dr. Michael Matheson Miller, graduado em várias universidades e pesquisador em países da Europa, Ásia e África, falou sobre diferentes aspectos da igualdade e dignidade humana, sob o ponto de vista cristão.
Dom Dominique Rey, bispo da Diocese de Fréjus-Toulon, França, tratou da “Igreja, Ecologia e Ambiente”. O evento termina com a exposição final do Pe. Robert Sirico, co-fundador e diretor do Acton, sobre  “a Igreja, o Estado e a Justiça Social”, abordando os valores cristãos como solução para todos os problemas atuais, morais, sociais, políticos e econômicos.

Sobre a igualdade, a Igreja nos ensina que “a igualdade fundamental entre todos os homens deve ser cada vez mais reconhecida, uma vez que, dotados de alma racional e criados à imagem de Deus, todos têm a mesma natureza e origem” (Gaudium et Spes, 29). “Cada um deve, pois, ter a sua parte nos bens materiais; e deve procurar-se que a sua repartição seja pautada pelas normas do bem comum e da justiça social. Hoje, porém, à vista do clamoroso contraste entre o pequeno número dos ultra-ricos e a multidão inumerável dos pobres, não há homem prudente que não reconheça os gravíssimos inconvenientes da atual repartição da riqueza” (Pio XI, Quadragesimo Anno, 58). 

2 comentários:

  1. A bênção, D Rifan!
    Se o mundo atual se pautasse sob a Doutrina Social da Igreja da liberdade e igualdade que proporciona, seria outro; não haveria a atual exploração econômica do povo, levando-se em conta que o peso de desgovernanças aditivadas de corrupções, como aqui no Brasil com desvios bilionários, sempre os malefícios recaem sobre os mal remunerados, nas classes mais carentes.
    No cenário atual existem alguns países que entraram, como Cuba, já há mais de 50 anos no modelo do estatismo marxista e a Venezuela recentemente, tudo concentrado nas mãos do Estado; no entanto, tem se mostrado obsoleto, fracassado, onde apenas os do governo vivem como nababos e o povo no igualitarismo da miséria...
    Também propagandeiam "liberdade" dos capitalistas e imperialistas opressores, mas lançam os incautos na mesma "liberdade" dos acima, idem a da China, da Coreia do Norte etc., e as propagandas deles de "liberdade e igualdade" se assemelham a eles: chantagistas de plantão, meios de como aprisionarem os incautos e os transformarem em reféns.
    Ainda nesse caso usam outro método ardiloso, como na Venezuela, de manterem o povo sempre faminto para enfraquecê-lo, mantê-lo sempre à cata de alimentos e sentir-se ocupado para não promover protestos contra o governo.
    Aliás, onde adentram os satanistas governos de ideologias marxistas estão garantidos perseguição às religiões, especialmente à Igreja católica, desmedida opressão, atraso, violência inaudita, miséria e morte!
    RECEITA DE LÊNIN PARA DOMINAR E ESCRAVIZAR UM POVO:
    "Usem os idiotas-uteis na linha de frente.
    Instigue o ódio entre as pessoas e classes.
    Destruam suas bases morais, a familia e a espiritualidade e façam-nos comer das migalhas que caem de nossas mesas.
    A minoria organizada irá derrotar a maioria desorganizada".

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post de Dom Rifan, porque nos fala de forma sábia, prudente e baseado na doutrina social da igreja, sobre as questões sociais. Que o bom Deus nos ilumine.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.