UM MANUSCRITO POLÊMICO

              Foi encontrado no Oriente, em escavações arqueológicas, um “manuscrito” em aramaico, dos fins do século I, atribuído a um grupo de cristãos reacionários, oriundos das seitas dos fariseus (críticos radicais) e dos saduceus (incrédulos). Por isso, esse documento, cuja autenticidade ainda está sendo estudada, foi classificado como CrisFarSad I, do qual citamos alguns trechos. O que é interessante é que o texto coincide com muitos fatos narrados nos Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos.
            “Em nossa comunidade tem acontecido alguns problemas e desuniões. Respeitamos os Apóstolos, os primeiros discípulos de Jesus, mas questionamos o tal ‘colégio apostólico’, pois, apesar de ter em seu seio muitos homens bons, é conivente com falhas, posições erradas e heterodoxas e com membros deletérios”.
            “O pior deles foi Judas Iscariotes, o avarento que traiu Jesus. Além dele, Pedro é pessoa desqualificada para o cargo, pois, negou conhecer Jesus na hora mais difícil, e, depois de ter sido escolhido como seu representante na terra, vacilou várias vezes, especialmente na questão das nossas tradições judaicas. Simão, o zelotes, ligado aos radicais anti-romanos, é bom. Tiago é o mais firme. Mas todos eles são culpados de cumplicidade e omissão, por terem sido covardes e consentido em seu meio, sem protestar, a presença do traidor. Foram covardes, talvez com medo de perder o cargo”.
            “Um problema crucial aconteceu no último Concílio, reunião dos Apóstolos em Jerusalém, do qual questionamos até a legitimidade, pois ali a divisão ficou patente entre os conservadores, representados por Tiago, e os avançados, cujos porta-vozes foram Paulo e Barnabé, favoráveis a uma abertura aos gentios. Estes dois últimos e sua ala acabaram vencendo, inclusive contrariando a prática de Jesus, que observou as tradições judaicas da circuncisão e do sábado. É por isso que, em nome da nossa tradição e de Jesus, nós resistimos às resoluções desse Concílio”.
            “Além disso, Paulo é reconhecidamente vacilante, um vai-e-vem, pois, depois de ter resistido a Pedro nesta questão e ter escrito aos nossos irmãos Gálatas que não seria necessário guardar tais ritos, ele mesmo circuncidou Timóteo, com medo dos judeus. É um conciliador, alguém que quer estar bem com os dois lados”.
            “Alguns de nós, estão questionando até a própria divindade de Jesus, pois não é possível que ele, sendo Deus, tenha escolhido Judas Iscariotes, que ele sabia, ou devia saber, ser um ambicioso e traidor, e o conservado até o fim, além de ter escolhido para Apóstolos esses homens fracos, e confiado a eles a sua Igreja”.
“E Jesus, ao invés de se mostrar forte e atacar os Romanos pagãos que nos oprimiam e oprimem, não disse nada contra eles, foi conivente com esse poder dominante a ponto de lhes pagar o imposto e dizer que devíamos o tributo a César, pagão e opressor do cristianismo. Afinal, o paganismo não é condenável?!” Como ser conivente com ele, sustentando-o pelo tributo?!
Até aqui o tal “manuscrito”.   
Na história da Igreja sempre apareceram esses “críticos radicais reformadores”, que trilham um triste caminho: começam a atacar a Igreja, olhando-a como uma instituição humana, querendo reformá-la, e terminam por perder a fé no seu Divino Fundador, que a assiste infalivelmente através do Espírito Santo e estará presente nela até a consumação dos séculos. 
            Mas, os inimigos, externos e internos, passam e, apesar das nossas fraquezas, “a Igreja, que reúne em seu seio os pecadores, é, ao mesmo tempo, santa e sempre necessitada de purificação”, e “continua o seu peregrinar entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus (Santo Agostinho)... No poder do Senhor ressuscitado encontra a força para vencer, na paciência e na caridade, as próprias aflições e dificuldades, internas e exteriores, e para revelar ao mundo, com fidelidade, embora entre sombras, o mistério de Cristo, até que no fim dos tempos ele se manifeste na plenitude de sua luz” (LG 8). 

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Peçamos a Jesus que nos ajude a vivermos a sua santa palavra.

    ResponderExcluir
  3. Qual é fonte deste "antigo manuscrito"???

    ResponderExcluir
  4. A bênção, D Rifan!
    Falsifica-se tudo nesse mundo da alta tecnologia e, acintosamente aos interessados, quem sabe, o "manuscrito" teria sido forjado nalgum Laboratório de Engenharia Socialista, pois não lhes não custaria; tecnologia existe de sobra e a mídia amestrada praticamente toda para defender tal encomenda, por meio de bem e sofisticadas aparência, montagem e propaganda visando confrontar a Igreja.
    Isso me parece de imediato no intuito de desacreditar na Igreja-Cristo, nos apóstolos, nos Concilios, e tudo ensinado até hoje pela tradição, mesmo pela bíblia como algo questionável e sujeito à correção, já que no momento se pode "desvendar e corrigir " tudo, até mesmo cair na ansiosa espera materialista dos judeus de um salvador que liberte dos opressores desse mundo, bem diferente de Jesus que disse: "Meu reino não é desse mundo"...
    Sempre em favor, evidentemente, do material-ateísmo!
    Não deixaria de ser um esquema de desacreditar de imediato na ação do Espírito Santo e sua ação, contraria na biblia e tradição a esse conteúdo, como os apóstolos após Pentecostes saindo ás ruas e confrontando os poderes judaicos e convertendo as nações; incentivariam a se tornarem os cristãos ainda mais apáticos em pregar e se esforçarem para converter os outros - para que mais facilmente o relativismo se propague...
    Que Paulo vacilante é esse de que fala, de onde veio? Nunca nele ouvi falar; é a parodia do verdadeiro S Paulo dos Atos!
    Acaso verdadeiro, que o conteúdo do manuscrito seria de algum objetante aos apóstolos - da arcaica precursora da TL - ou mesmo que teria forte odor, melhor: fedor de enxofre, siiiimmmm!
    .

    ResponderExcluir
  5. O "Antigo Manuscrito" não é apenas falso mas é grosseiramente falso.
    "... atribuído a um grupo..." Quem atribuiu?
    "...foi classificado como ..." Quem classificou?
    "... é interessante é que o texto coincide com muitos fatos narrados nos Evangelhos ..." interessante? É assim que são as falsificações!
    "...o avarento que traiu Jesus...." Judas tinha a mesma intenção descrita no manuscrito!!

    É muito ruim este manuscrito é uma pena que um bispo se preste a isto. OU seja quem for que esta respondendo por ele neste blog.

    ResponderExcluir
  6. O próximo artigo explica melhor o "manuscrito".

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.