SOMOS PATRIOTAS

         Nesta Semana da Pátria, vale lembrar a virtude do patriotismo, dever e amor para com a nossa Pátria, incluído no quarto Mandamento da Lei de Deus. Jesus, nosso divino modelo, amava tanto sua pátria, que chorou sobre sua capital, Jerusalém, ao prever os castigos que sobre ela viriam, consequência da sua infidelidade aos dons de Deus. É tempo oportuno para refletirmos sobre a nação, na qual vivemos e da qual esperamos o nosso bem comum. Será que também não devemos chorar sobre nossa pátria amada, ao vermos tanta falta de honestidade, ética, honradez, com total desprezo das virtudes humanas e cristãs, dos pequenos e dos grandes?
         Segundo Aristóteles, “o homem é por natureza um animal político, destinado a viver em sociedade” (Política, I, 1,9). Política vem do grego pólis, que significa cidade. E, continua Aristóteles, “toda a cidade é evidentemente uma associação, e toda a associação só se forma para algum bem, dado que os homens, sejam eles quais forem, tudo fazem para o fim do que lhes parece ser bom”. E Santo Tomás de Aquino cunhou o termo bem comum, ou bem público, que é o bem de toda a sociedade, dando-o como finalidade do Estado. “A comunidade política existe... em vista do bem comum; nele encontra a sua completa justificação e significado e dele deriva o seu direito natural e próprio. O bem comum compreende o conjunto das condições de vida social que permitem aos indivíduos, famílias e associações alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição” (Gaudium et Spes, 74). Daí se conclui que a cidade – o Estado - exige um governo que a dirija para o bem comum. Não se pode separar a política da direção para o bem comum. Procurar o bem próprio na política é um contrassenso.
         Parecia estar falando da política atual o notável Eça de Queirós, que, há muito tempo atrás, escrevera com sua verve inconfundível: “Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita... Ninguém crê na honestidade dos homens públicos... A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte, o país está perdido! Algum opositor do atual governo? Não!”. Falava ele assim em 1871!
             Como cristãos, nós sabemos que a base da moral e da ética é a lei de Deus, natural e positiva, traduzida na conduta pelo que se chama o santo temor de Deus ou a consciência reta e timorata. Uma vez perdido o santo temor de Deus, perde-se a retidão da consciência, que passa a ser regida pelas paixões. Uma vez abandonados os valores morais e os limites éticos, a política fica ao sabor das paixões desordenadas do egoísmo, da ambição e da cobiça.

2 comentários:

  1. A bênção, D Fernando!
    Se nos tempos da escritora Eça de Queiroz já pairavam os sentimentos de falta de patriotismo, a corrupção geral ter atingido a todos, então hoje vivemos no seu ápice, dentro do mais profundo lodaçal, para não dizer, dentro da previa que será o inferno - o qual evidentemente será de forma infinitamente mais constrangedora aos que nele cairem do que presenciamos atualmente!
    O momento atual diferencia-se num aspecto de seu tempo: o mal é praticado à luz do dia, sem receios, senão um desafio, com pouca ou nenhuma oposição dos que deveriam rechaçá-lo, acabando por os tornarem quer omissos e/ou coniventes.
    No Brasil, multidões imensas têm saudades do Regime Militar que era muito superior em tudo ao predador e chantagista regime comunista presente, do martelo e foice, que por onde passa é pior que a praga de gafanhotos que assolou o Egito; o comunismo destrói o material - pior ainda - deteriora as mentes!
    Um exemplo é que tudo falado na mídia por um político comunista, quer do PCO, PSOL, PSTU, PC do B, PSB etc., e do presente mais ativo o idem caótico e psicopata PT, temos de inverter o que disse para talvez, quem sabe, acharíamos aí a possível verdade!
    A falta de fé e de patriotismo nacional levou ao atual estado de degradação a ponto de estarmos sob as patas dos comunistas, totalitaristas, a serviço do relativista comunismo internacional, mesmo naipe dos nazifascistas e idem modelo da ideologia do Islã travestida de religião!
    Que de cada um de nós não seja reedição de Judas Iscariotes do Brasil - seriamente lesando os mais humildes - sendo colaboracionista desses anti patriotas, arquiinimigos da Igreja e da nação!

    ResponderExcluir
  2. Aproveitemos para rezar pelo nosso país, pelo nosso povo. Que o bom Deus nos ajude

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.