OS DOIDOS


Diante de tantos desmandos e loucuras atuais, em todos os campos, um irmão Bispo comentava comigo: Eu não sei onde há mais doidos, se do lado direito ou do lado esquerdo! Claro que isso se aplica especialmente à área religiosa e política. Sobretudo com a internet, que é o palanque para quem não tem auditório selecionado e onde se pode falar de tudo a torto e a direito, os absurdos se ouvem e leem todos os dias. E ai de quem os contradisser! As ofensas, os juízos de intenções, os xingamentos pululam. Característica do fanatismo e do desequilíbrio.
O célebre pensador inglês Chesterton (1874-1936), que se converteu ao Catolicismo em 1922, começa sua famosa obra “Ortodoxia” com um capítulo intitulado “Os Doidos”, aliás, a razão pela qual escrevera esse livro. Não podemos nos furtar de citar alguns trechos, que servem para todos, já que, como diz o provérbio popular, “de musico, de poeta e de louco todos nós temos um pouco”. As considerações são interessantes, embora de aplicação não unívoca.
“...A imaginação não produz a loucura: o que produz a loucura é exatamente a razão... Certo pretensioso perguntou, um dia, por que razão dizemos ‘doido como um chapeleiro’. Outro, mais pretensioso do que ele, responder-lhe-ia que um chapeleiro é doido porque tem como ofício medir a cabeça dos outros...”
“Os doidos são, frequentemente, grandes pensadores... A última coisa que poderá ser dita acerca de um doido é que suas ações são desprovidas de causa... Ele vê sempre razão demasiada em todas as coisas. O louco poderá até atribuir uma intenção conspiratória a essas atividades sem sentido praticadas pelo homem sadio... Uma de suas características mais sinistras é a espantosa clareza nos pormenores: as coisas ligam-se umas às outras em um plano mais intrincado do que um labirinto. Se você discutir com um doido, muito provavelmente levará a pior, pois a mente do alienado, em muitos sentidos, move-se muito mais rapidamente porque não se detém em coisas que preocupam apenas quem tem bom raciocínio. O louco não se preocupa com o que diz respeito ao temperamento, à caridade ou à certeza cega da experiência. A perda de certas afeições sãs tornou-o mais lógico... O louco não é o homem que perdeu a razão, mas o homem que perdeu tudo, menos a razão. A explicação que um doido dá a respeito de qualquer coisa é sempre completa e, às vezes, satisfatória, num sentido puramente racional...
...O doido vive na arejada e bem iluminada prisão de uma única ideia, e todo o seu espírito converge para um ponto afiado e doloroso, sem aquela hesitação e complexidade próprias das pessoas normais... Para tais homens, um tabuleiro de xadrez representa o branco sobre o preto e... é para eles impossível alterar o seu ponto de vista; são incapazes de ver o preto sobre o branco... Os doidos nunca têm dúvidas...”. Quer dizer, com tais pessoas não adianta discutir. Resumindo, segundo Chesterton, o doido, maníaco ou desequilibrado é uma pessoa cheia de lógica e razão, mas lhe falta o bom senso, o equilíbrio. Porque o bom senso e o equilíbrio é que torna a pessoa normal.

3 comentários:

  1. boa noite deveriamos ter estado juntos neste evento ... FALECIMENTO DA MINHA MÃE–
    Gostaria de conversar com o senhor

    Cláudio teologo psicanalista cons em dp quimica doutorando psicologia neurocientista em formaçao
    Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas – com o lema: "Dependência química

    ResponderExcluir
  2. DOIDÕES DE MAIS, MUITO MAIS QUE DOIDOS! AS ESQUERDAS, ENTÃO, NEM FALEMOS!
    OFICIALMENTE A SUPOSTA DIREITA ATUAL EXPOSTA À ALIENAÇÃO E AO RELATIVISMO PROTESTANTE!
    Tanto a direita sujimunda como as diabólicas esquerdas coligadas com a maçonaria da qual são tributarias estão repletos de relativistas, bastando-nos recordar a dupla saqueadora do Brasil, o mega cangaceiro Lulasno e sua muié Dilmula!l
    Já o Bolsonaro com a 3ª "esposa", membro da seita pentacolistóide, a famosa IURD, curadora de todas as enfermidades da carne, inclusive de COVID 19 do maçonista Edir Macedo, no entanto, é menos ruim que uma DITADURA COMUNISTA que seria implantada no Brasil pela dupla dos dois acima martelo e foice, do pérfido e maldito PT!
    A eleição do protestante Bolsonaro resfriou o impeto contra os perversos e devassos comunistas, porém esse diablistas martelo e foice ainda, jamais não desistiram de seus planos de voltarem ao poder, mas o povo não os quer mais nem de graça pelo fato de falarem uma, porém realizarem outra - ao inverso!
    Estamos a pé de Câmara, Senado e de um STF, compostos quase todos de maus elementos com varias acusações na justica de diversos malfeitos e roubalheiras; talvez varios de seus pais criaram seus filhos aos pés da libertina Rede Globo e afins redes de tv e são reflexo de uma sociedade ex cristã católica, apostásica, putrefata, carniça ainda ambulante

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.