O CARNAVAL

          Semana próxima é o Carnaval. Segundo uma teoria, a origem da palavra “carnaval” vem do latim “carne vale”, “adeus à carne”, pois no dia seguinte começava o período da Quaresma, tempo em que os cristãos se abstêm de comer carne, por penitência. Daí que, ao se despedirem da carne na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas, se fazia uma boa refeição, comendo carne evidentemente, e a ela davam adeus. Tudo isso, só explicável no ambiente cristão, deu origem a uma festa nada cristã. Vê-se como o sagrado e o profano estão bem próximos, e este pode contaminar aquele. Como hoje acontece com as festas religiosas, quando o profano que nasce em torno do sagrado, acaba abafando-o e profanando-o. Isso ocorre até no Natal e nas festas dos padroeiros das cidades e vilas. O acessório ocupa o lugar do principal, que fica prejudicado, esquecido e profanado.
O Carnaval poderia até ser considerado uma festa pitoresca de marchinhas engraçadas, de desfiles ornamentados, um folguedo popular, uma brincadeira de rua, uma festa quase inocente, uma diversão até certo ponto sadia, onde o povo extravasa sua alegria.. Mas, infelizmente, tornou-se também uma festa totalmente profana e nada edificante, onde campeia o despudor, as orgias e festas mundanas, cheias de licenciosidade, onde se pensa que tudo é permitido, onde a imoralidade é favorecida até pelas autoridades, preocupadas apenas com a saúde física e não com a moral.
            A grande festa cristã é a festa da Páscoa, antecedida imediatamente pela Semana Santa, para a qual se prepara com a Quaresma, que tem início na Quarta-Feira de Cinzas, sinal de penitência. Por isso, é a data da Páscoa que regula a data do Carnaval, que precede a Quarta-Feira de Cinzas, caindo sempre este 47 dias antes da Páscoa.
            Devido à devassidão que acontece nesses dias de folia, muitos cristãos preferem se retirar do tumulto e se entregar ao recolhimento e à oração. É o que se chama “retiro de Carnaval”, altamente aconselhável para quem quer se afastar do barulho e se dedicar um pouco a refletir no único necessário, a salvação eterna. É tempo de se pensar em Deus, na própria alma, na missão de cada um, na necessidade de estar bem com Deus e com a própria consciência. “O barulho não faz bem e o bem não faz barulho”, dizia São Francisco de Sales.
            Já nos advertia São Paulo: “Não vos conformeis com esse século” (Rm 12,2); “Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, a glória deles está no que é vergonhoso, apreciam só as coisas terrenas” (Fl 3, 18-19); “Os que se servem deste mundo, não se detenham nele, pois a figura deste mundo passa” (cf. 1 Cor 7, 31).
            Passemos, pois, este tempo na tranquilidade do lar, em algum lugar mais calmo ou, melhor ainda, participando de algum retiro espiritual. Bom descanso e recolhimento para todos!

2 comentários:

  1. A bênção, D Fernando!
    Aqui, excepcionalmente me deparo com advertencias acerca da festa pagã que se tornou o carnaval no presente, comparável às bacanais romanas, apesar de que em nada delas se diferir, apenas mais sofisticada, sendo o pior ser promovida e participada dessa vez por muitos dos sedizentes cristãos!
    O fato é que esse evento é uma orgia pública e desafia ostensivamente as leis do Senhor Deus, é a expressão de uma sociedade paganizada e que, cegada pelas mais vis paixões, entroniza os vícios que a tem destruído, tão doutrinada nas ideologias que já está, nem percebendo ser manipulada, particularmente da década de 60 adiante!
    Lamentavelmente, é um evento diabólico regado com abundante dinheiro de nossos impostos, querida por muitos do povo, incentivada por governos comunistas, abençoada por certa parte do clero que perdeu a clareza da fé, nem ao menos admoestando acerca dos serios riscos de aderirem a essa festa satãnica!
    Não é ao acaso que no profeta Oseias, diz o Senhor: "Meu povo se perde por falta de conhecimento". Os 4,6. A ignorância e o desprezo pela Palavra de Deus estão na raiz desse mal, em vários pontos condena tal tipo de evento, como em Rom.1,29; 1Cor.6,9ss; Gal.5,19ss; 2Tim.3,1ss; etc., apontando que não entrarão nos Céus os que deles participam ou os promovem!
    O carnaval é o encurtamento da via entre o folião e o inferno, sendo o jeitinho brasileiro que o diabo encontrou para seduzir e arrebanhar muitas almas, sob o olhar cúmplice dos certos eclesiásticos que nem ao menos têm coragem de admoestarem os fieis dessa festa radicalmente anti cristã!
    Nesse ano, nada ouvi nas homilias onde frequento sobre o carnaval que objetiva incensar a nudez, pornografia, sexo livre, prostituição, adultério e vicios adjacentes relativizantes da sociedade!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da mensagem e do aconselhamento para o bem. Por isso peçamos a Jesus que nos purifique e nos santifique.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.