VISITAR OS DOENTES

              Visitar os enfermos é uma das obras de misericórdia corporal, assim como consolar os aflitos é umas das obras de misericórdia espiritual. Ambas são inseparáveis.
            Nesse mês, exatamente no dia 11, ocorreu a XXIV Jornada Mundial do Doente, que coincidiu com a festa de Nossa Senhora de Lourdes, porque ali afluem milhares de enfermos de todos os países e continentes para pedir a cura e a consolação, pela intercessão de Nossa Senhora, que a muitos tem curado e a todos consolado. Além dos milagres de cura corporal, ali acontecem conversões de milhares de pecadores, a cura da alma e o consolo das aflições.
            Em sua mensagem para essa jornada, o Papa Francisco nos convida a meditar “a narração evangélica das bodas de Caná (Jo 2, 1-11), onde Jesus realizou o primeiro milagre a pedido de sua Mãe. O tema escolhido –Confiar em Jesus misericordioso, como Maria: ‘Fazei o que Ele vos disser’ – insere-se muito bem no âmbito do Jubileu Extraordinário da Misericórdia
“A doença, sobretudo se grave, põe sempre em crise a existência humana e suscita interrogativos que nos atingem em profundidade. Por vezes, o primeiro momento pode ser de rebelião: por que havia de acontecer precisamente a mim? Podemos sentir-nos desesperados, pensar que tudo está perdido, que já nada tem sentido... Nestas situações, a fé em Deus se, por um lado, é posta à prova, por outro, revela toda a sua força positiva; e não porque faça desaparecer a doença, a tribulação ou os interrogativos que daí derivam, mas porque nos dá uma chave para podermos descobrir o sentido mais profundo daquilo que estamos vivendo; uma chave que nos ajuda a ver como a doença pode ser o caminho para chegar a uma proximidade mais estreita com Jesus, que caminha ao nosso lado, carregando a Cruz. E esta chave é-nos entregue pela Mãe, Maria, perita deste caminho”.

“O banquete das bodas de Caná é um ícone da Igreja: no centro, está Jesus misericordioso que realiza o sinal; em redor d’Ele, os discípulos, as primícias da nova comunidade; e, perto de Jesus e dos seus discípulos, está Maria, Mãe providente e orante. Maria participa na alegria do povo comum, e contribui para aumenta-la; intercede junto de seu Filho a bem dos esposos e de todos os convidados. E Jesus não rejeitou o pedido de sua Mãe. Quanta esperança há neste acontecimento para todos nós! Temos uma Mãe de olhar vigilante e bom, como seu Filho; o coração materno e repleto de misericórdia, como Ele; as mãos que desejam ajudar, como as mãos de Jesus que dividiam o pão para quem tinha fome, que tocavam os doentes e os curavam. Isto enche-nos de confiança, fazendo-nos abrir à graça e à misericórdia de Cristo. A intercessão de Maria faz-nos experimentar a consolação, pela qual o apóstolo Paulo bendiz a Deus ‘o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação! Ele nos consola em toda a nossa tribulação, para que também nós possamos consolar aqueles que estão em qualquer tribulação, mediante a consolação que nós mesmos recebemos de Deus’ (2 Cor  1, 3-5). Maria é a Mãe ‘consolada’, que consola os seus filhos”.

3 comentários:

  1. A bênção, D Fernando!
    O que o Revmo disse é ótimo, o correto, mas abordarei aqui "de como não ajudar a promover mais doenças", ou seja, o eleitor jamais votar em partidos comunistas, os quais onde entram, diabólicos como são, caso Brasil como o PT e seu fiel escudeiro até então PMDB, trazem garantidamente atraso, miseria, destruição e mortes, mais afetados sempre os mais pobres - que fingem defender dos "burgueses e imperialistas"!
    Quantas pessoas afetadas pela atual crise, refletindo pesadamente na saúde, por um atendimento deficiente, onde falta de tudo por causa dos desvios de muitos bilhões de dólares para obras faraõnicas aqui, sem valor algum social, como estadios e afins, além de procedimentos similares, vultuosas verbas para governos ditatoriais e sanguinarios comunistas, potencialmente genocidas, caso da subversiva Cuba e mais!
    E os eleitores têm culpa nisso, uns mais outros menos, pior ainda os do clero, como da TL que, além de apoiarem esses sinistros, armaram ciladas ao induzirem os incautos a os apoiarem, para depois serem prejudicados por esses!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post que nos mostra o quanto Deus é misericordioso. Peçamos a Jesus que nos purifique espiritualmente e corporalmente.

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/GRUPO-DE-ORA%C3%87%C3%83O-NOSSA-SENHORA-DA-SA%C3%9ADE-305856442777873/?ref=bookmarks

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.