A DIGNIDADE DA MULHER

         Amanhã é o dia internacional da mulher. Como todos os anos, prestamos aqui nossa homenagem a elas, pela sua excelente dignidade e valor diante de Deus e dos homens.
           Na verdade, foi o cristianismo que salvou a dignidade da mulher! A história, nos testemunhos de Juvenal e Ovídio, nos conta que a moral sexual e a fidelidade conjugal, antes do cristianismo, estavam em extrema degradação. Constatamos isso, vendo atualmente a situação da mulher nos povos que não têm o cristianismo. No começo do século II, Tácito afirmava que uma mulher casta era um fenômeno raro. Galeno, médico grego do século II, ficava impressionado com a retidão do comportamento sexual dos cristãos. Os próprios historiadores são obrigados a confessar que foram os cristãos que restauraram a dignidade do matrimônio.
           As mulheres encontraram na Igreja, conforme a sua própria condição, seu lugar digno: foi-lhes permitido formar comunidades religiosas dotadas de governo próprio, dirigir suas próprias escolas, conventos, colégios, hospitais e orfanatos, coisa impensável no mundo antigo (cf. Thomas E. Woods Jr, “Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental”).
          Isso confere com o que ensina Papa S. João Paulo II: “Cristo se constituiu, perante os seus contemporâneos, promotor da verdadeira dignidade da mulher e da vocação correspondente a tal dignidade. Às vezes, isso provocava estupor, surpresa, muitas vezes raiando o escândalo: ‘ficaram admirados por estar ele conversando com uma mulher’ (Jo 4, 27), porque este comportamento se distinguia daquele dos seus contemporâneos. Em todo o ensinamento de Jesus, como também no seu comportamento, não se encontra nada que denote a discriminação, própria do seu tempo, da mulher. Devemos nos colocar no contexto do ‘princípio’ bíblico, no qual a verdade revelada sobre o homem como ‘imagem e semelhança de Deus’ constitui a base imutável de toda a antropologia cristã. ‘Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou, criou-os homem e mulher’ (Gn 1, 27). Os dois são seres humanos, em grau igual, ambos criados à imagem de Deus” (Mulieris dignitatem, sobre a dignidade e a vocação da mulher).
        Mas, “a igualdade de dignidade não significa ser idêntico aos homens. Isso só empobrece as mulheres e toda a sociedade, deformando ou perdendo a riqueza única e valores próprios da feminilidade. Na visão da Igreja, o homem e a mulher foram chamados pelo Criador para viver em profunda comunhão entre si, conhecendo-se mutuamente, para dar a si mesmos e agir em conjunto, tendendo para o bem comum com as características complementares do que é feminino e masculino” (S. João Paulo II, Mensagem sobre a mulher, 26/5/1995).
        Dizemos hoje, como fez S. João Paulo II (Carta às Mulheres, 29/6/1995), o nosso muito obrigado às mulheres, a todas e a cada uma, representadas na mulher-mãe: “Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida”.

2 comentários:

  1. Revmo Bispo, a bênção.
    Nessa Quaresma, talvez a maioria das mulheres deveriam estar penitenciando-se de não serem bons exemplos para a sociedade, pois gradativamente vem desmoralizando-se, especialmente depois do advento da midia televisiva com as novelas, BBBs e mais em que os inimigos da Igreja capitaneados pela Alta Maçonaria subvertem-nas via altos cachês para seguirem o script, pois detêm quase toda a midia e os planos deles são os preconizados nas conspirações maçônicas tramadas contra a Igreja, como nas cartas entre Vindice e Nubius de mudança da tática de trucidarem cristãos, porém, de perverterem as mulheres, tornando-as meros objetos de desejos pois os homens fatalmente se corromperão.
    Aliás, no Jardim do Éden, a astuta e sedutora Serpente preferiu tentar Eva, não Adão, pois ela cativa e leva o homem facilmente ao pecado e à perdição e, décadas atrás, o saudosos papa Pio XII já admoestava: "Enquanto a modestia não for praticada o mundo continuará a degradar-se" - verdadeira profecia atualizada.
    Devido á falta de serem advertidas pelo clero quase geral "que nada vê", em grande ou certos dias a maior parte delas comparece às S Missas com as mesmas vestes que usariam nas boites e, até hoje apenas um sacerdote uma única vez as censurou; deveriam estar sob serio assedio de serem escandalosas, cada vez mais ousadas, induzirem a outrem aos erros, elas mesmo pecarem gravemente e ainda compartilharem de pecados alheios pela imodestia por induzirem à cupidez, portanto, servindo-se elas de ISCAS DE SATANÁS!
    Piorando, se mães, ainda pervertem as filhas menores, como tantos vemos as idosas vestidas como as mesmas jovens e até ousadamente se aproximando da S Comunhão super decotadas, vestes curtas, caças collants, leggings - péssimos exemplos - e homens alguns deles parecerem estar vindo de ruas de lazer ou do clube, de camisetas, chinelões, bermudões e nos fins de semana ambos e filhos menores ainda comparecendo a campos de nudismo, como às praias, piscinas!...
    Os que deveriam defender os direitos da Igreja dão as mãos aos seus inimigos e Nossa Senhora faz à sua dileta filha esta declaração terrível:
    *“Tempos funestos sobrevirão, nos quais .... aqueles que deveriam defender em justiça os direitos da Igreja, sem temor servil nem respeito humano, darão as mãos aos inimigos da Igreja para fazer o que estes quiserem” (II, 98).
    *N Senhora do Bom Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Creio que o feminismo, tem jogado a mulher contra o homem, isso não é bom.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.