A EVANGELIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

         Com a proximidade do próximo Sínodo da Amazônia, debate-se novamente o problema do índio, sobre cuja civilização ainda se discute. Alguns acham que o índio deve ser preservado em seu estado primitivo, caso contrário se estaria destruindo a sua cultura. Alguns chegam até a questionar a evangelização dos índios, pela mesma razão. 
         Creio que a melhor solução para o problema foi dada por Bento XVI, no seu discurso de abertura da CELAM, em Aparecida, no dia 13 de maio de 2007, quando explicou que a evangelização trouxe aos indígenas Jesus Cristo com toda a sua riqueza. E a cristianização não foi a introdução de uma cultura estranha, mas um enriquecimento das culturas nativas.
         “A fé em Deus animou a vida e a cultura destes povos durante cinco séculos. Do encontro desta fé com as etnias originárias nasceu a rica cultura cristã deste Continente, manifestada na arte, na música, na literatura e sobretudo nas tradições religiosas e na idiossincrasia das suas populações, unidas por uma única história e por um mesmo credo, e formando uma grande sintonia na diversidade das culturas e das línguas...”
         “O que significou, porém, a aceitação da fé cristã para os povos da América Latina e do Caribe? Para eles, significou conhecer e acolher Cristo, o Deus desconhecido que os seus antepassados, sem o saber, buscavam nas suas ricas tradições religiosas. Cristo era o Salvador que esperavam silenciosamente. Significou também ter recebido, com as águas do batismo, a vida divina que fez deles filhos de Deus por adoção; ter recebido, outrossim, o Espírito Santo que veio fecundar as suas culturas, purificando-as e desenvolvendo os numerosos germes e sementes que o Verbo encarnado tinha lançado nelas, orientando-as assim pelos caminhos do Evangelho. Com efeito, o anúncio de Jesus e do seu Evangelho não supôs, em qualquer momento, uma alienação das culturas pré-colombianas, nem foi uma imposição de uma cultura alheia. As culturas autênticas não estão encerradas em si mesmas, nem petrificadas num determinado ponto da história, mas estão abertas, mais ainda, buscam o encontro com outras culturas, esperam alcançar a universalidade no encontro e o diálogo com outras formas de vida e com os elementos que possam levar a uma nova síntese, em que se respeite sempre a diversidade das expressões e da sua realização cultural concreta..” 
         “Em última instância, somente a verdade unifica, e a sua prova é o amor. Por isso Cristo, dado que é realmente o Logos encarnado, ‘o amor até ao extremo’, não é alheio a qualquer cultura, nem a qualquer pessoa; pelo contrário, a resposta desejada no coração das culturas é o que lhes dá a sua identidade última, unindo a humanidade e respeitando, ao mesmo tempo, a riqueza das diversidades, abrindo todos ao crescimento na verdadeira humanização, no progresso autêntico. O Verbo de Deus, tornando-se carne em Jesus Cristo, fez-se também história e cultura.” 
         “A utopia de voltar a dar vida às religiões pré-colombianas, separando-as de Cristo e da Igreja universal, não seria um progresso, mas um regresso. Na realidade, seria uma involução para um momento histórico ancorado no passado.” 
         “A sabedoria dos povos originários levou-os felizmente a formar uma síntese entre as suas culturas e a fé cristã que os missionários lhes ofereciam. Daqui nasceu a rica e profunda religiosidade popular, em que aparece a alma dos povos latino-americanos...”
         Mas é claro que se deve distinguir a cristianização ou evangelização da América da sua colonização. Aí sim houve abusos e erros. E o Papa, em 23 de maio do mesmo ano, completou o seu discurso, afirmando que realmente “não é possível esquecer o sofrimento e as injustiças infligidas pelos colonizadores à população indígena, cujos direitos humanos fundamentais foram constantemente atropelados”. Mas acrescentou que “a obrigatória menção desses crimes injustificáveis... não deve impedir de reconhecer a admirável obra realizada pela graça divina entre essas populações ao longo destes séculos”. 

3 comentários:


  1. A AMAZÔNIA SEM LEI
    Evento consolida o papa Francisco como porta-voz do meio ambiente, da "mãe Terra, da Mãe Natureza e doutras relativistas "mães"
    Degradação ambiental na Amazônia coincide com a social, destaca documento
    Estratégico para suprir a falta de padres na região, ordenar leigos é visto como “herético” por ala conservadora da Igreja
    Só a Divina Providência poderia prever que um encontro internacional sobre a Amazônia, convocado há dois anos, coincidiria com o atual momento da região, alvo de políticas destrutivas do governo Jair Bolsonaro e após virar notícia global em razão dos incêndios descontrolados e do avanço recorde do desmatamento, sendo fraudes, fraudes, fraudes, mostrando outros "incendios" na Amazonia.
    Porque no tempo do martelo e foice PT não o denuciava a midia globalista, se são piores que as pragas enviadas ao Egito pelo Senhor Deus?, além de fartamente denunciarmos essa fraude; entremos nessa corrente de precess anti apresamento da Amazonia!
    No entanto, que após os essa abaixo denunciam, já sabemos com que tipo de papa Francisco, ratificado por diversos padres da propria Congregação dos (ex) Jesuítas, pois os que honram esse nome, se fossem católicos da Igreja de 2000 anos, seriam os primeiros a contestarem o papa Francisco, porém em nome da “obediencia” e/ou de serem serviçais dele, dentre mais abjetas funções – estilo Lula – preferem calar-se, omitindo-se.
    Linda resposta dos que mais se apresentam da turma dos “em cima do muro”!
    Eles respondem que Papa Francisco não é um “marxista estrito”, é “apenas alguém que acredita profundamente na teologia da libertação-TL”, e logo nessa facção esquerdista, orgulhosa, soberba e petulante, discriminadora de quem passivamente não se submeter a ela, que é a fanática e endiabrada TL, associada aos PCs globais-ONU-NOM!
    Faltaria apenas ele confessar o que é, de forma oficial, embora seus comportamentos não nos iludam de forma a cremos nele inocentemente, sem restrições – possuimo-las e não são poucas, em tendencias ascendentes!
    Os que deveriam defender os direitos da Igreja dão as mãos aos seus inimigos
    E Nossa Senhora faz à sua dileta filha esta declaração terrível:
    * “Tempos funestos sobrevirão, nos quais …. aqueles que deveriam defender em justiça os direitos da Igreja, sem temor servil nem respeito humano, darão as mãos aos inimigos da Igreja para fazer o que estes quiserem” (II, 98).
    * N Senhora do Bom Sucesso.

    ResponderExcluir

  2. O Cardeal DBurke e D Athanasius Schneider divulgaram hoje, saiu ontem, no National Catholic Register – texto de 8 págs., pedindo a Deus que não permita que as heresias do Instrumentum laboris preparatório do Sínodo da Amazônia não perverta a mais a Igreja Católica nos pontos principais; mais que provado ser Sínodo da Amazônia é repleto de heresias e que o Papa Francisco rejeite esses erros;
    Pedem 40 dias de cruzada em orações contra essas heresias, começando dia 17/09 até dia 26/10, descrevendo 6 heresias do documento preparatório para “debater” a Amazônia:
    a) Panteísmo implícito – documento do Sínodo propaga ideias do tipo Mãe Terra, paganismo indígena e “mantra” do Papa Francisco e nosso padres atuais divulgam e muito;
    b) Superstições pagãs – documento do Sínodo ver Deus se comunicando por meio do “povo”, do “grito da natureza”, da “região Amazônica como lugar teológico especial” e contra “doutrinas petrificadas da Igreja”;
    c) Diálogo intercultural e não evangelização – Documento exclui a evangelização cristã em nome de um diálogo intercultural sem Cristo.
    d) Errônea concepção dos sacramentos da Igreja – Documento sugere um novo tipo de padre que serviriam para as culturas indígenas – como padres casados – além de pedir a ordenação de mulheres. Esses clérigos também fariam os rituais pagãos indígenas;
    e) Ecologia integral – Documento reduz a integridade humana em nome da ecologia. O ser humano perde seu caráter especial como criação divina;
    f) Coletivismo tribal – Documento da Amazônia propõe um coletivismo tribal onde o valor do indivíduo se perde e ambos concluem dizendo:
    “Os erros e heresias teológicos, implícitos e explícitos no Instrumentum Laboris da iminente
    Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia são uma manifestação alarmante da confusão, erro e divisão que assolam a Igreja em nossos dias.
    Todos devem se informar sobre o assunto e tomar as medidas apropriadas por amor a Cristo e de Sua vida conosco na Igreja. Acima de tudo, todos os membros do Corpo Místico de Cristo, diante de tal ameaça à sua integridade, devem orar e jejuar pelo bem eterno de seus membros que escandalizado é levado a confusão, erro e divisão por este texto para o Sínodo de Bispos.
    Além disso, todo leigo católico, como verdadeiro soldado de Cristo, é chamado a salvaguardar e promover a verdades da fé e da disciplina pela qual essas verdades são honradas na prática, para evitar que a solene assembléia dos Bispos no Sínodo traia a missão do Sínodo, que é “ajudar o Papa com seus conselhos na preservação e crescimento da fé e da moral e na observância e fortalecimento da disciplina eclesiástica ”(cân. 342).”
    6) Eles ainda lembram o beato Cardeal Newman, que será canonizado no dia 13/10 e alertou para os tipos de heresias que o documento do Sínodo propaga, o esquerdismo contrário avesso a uma religião que possa ser verdadeira e honrar ao Senhor Deus verdadeiro, N S Jesus Cristo”.
    Doutro lado, sacerdotes jesuítas pesquisando no Google se o papa Francisco é marxista, concluem, dizendo: “O Papa Francisco não é um “marxista estrito”, é “apenas alguém que acredita profundamente na Teologia da Libertação”-TL, embora saibamos sê-la marxismo dissimulado de fé católica, sutilmente fraudada em laboratorios de engenharia social, patrocinado também pela mafia eclesiástica dentro da Igreja católica, agentes da ONU-NOM – nenhuma diferença dos legítimos comunistas, portanto, com firmeza e constancia combatâmo-lo!
    Eles esqueceram de complementar: sendo da TL, = PCs-PT-PC do B e doutros martelo e foice mundo afora, como o PSUV-Venezuela, PS-França, “Democratas”-EUA, etc., e nenhuma víbora comunista se manifesta o que é para seguir conspirando – sorrateiramente – os Vindice e Nubius séc XXI!
    M’engane, qu’eu gosto… – diz letra de certa música!

    ResponderExcluir
  3. PÉSSIMO as totalitaristas-globalistas-maçonaria e suas anexas esquerdas apoiarem sem restrições o Sínodo da Amazonia, pois essa gentalha é adepta do totalitarismo, capachos, seus mortadelas, e o mundo sob controle dos globalistas, dos quais são arautos e, como pleiteiam, como a UE a destruição das nações!
    Invertam o que propagandeiam todas as esquerdas, assim, localizaremos as realísticas verdades sobre as dissimuladas esquerdinfernais compostas de demonios antropomorfizados, deus comparsas e asseclas eleitores!
    Assim, esse evento consolida o papa Francisco como porta-voz do meio ambiente e da farisaica degradação ambiental pós Bolsonario, silentes aos mega devastadores do PT antes do impeachment, lacaios dos globalistas na Amazônia, coincidente com socialismo – atuação bastante persecutoria muito seletiva!
    Esse estratégico circo-teatro é para suprir a falta de padres na região, ordenar leigos, visto como “herético” por ala conservadora da Igreja e um meio de “repartir para dividir”, facilitando o apresamento da região por varias nações!
    Se o martelo e foice F Haddad tivesse sido eleito, ele mesmo cuidaria de entregar a Amazonia à UE, não duvido nada!
    Só o Senhor Deus pode prever que um encontro internacional sobre a Amazônia, convocado há dois anos, coincidiria com o atual momento da região, alvo de políticas destrutivas do governo Jair Bolsonaro por ser da direita, e após virar notícia APENAS da midia globalista em razão dos incêndios(?) descontrolados – seriam provocados por eles, vitimistas por natureza, ou mostrando outros locais e do avanço recorde do desmatamento, enquanto pior ainda descontroladamente ardem o Paraguai e a Bolivia, mesmo os EUA com dezenas de mortos – difícil engolir essa desses levianos, relativistas, cobiçadores e punguistas de nossas riquezas no subsolo!
    A bênção, D Fernando!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.