FAKENEWS


“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós em pele de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes”, nos advertiu Jesus (Mt 7, 15). Profeta é aquele que fala em nome de Deus. Deus é a verdade. E toda verdade vem de Deus. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo14,6). “Eu vim ao mundo para dar testemunho da verdade. Todo o que é da verdade, escuta a minha voz”, disse Jesus a Pilatos (Jo 18, 37).
Sendo Deus a verdade, quem fala em seu nome deve falar só a verdade. Se fala mentira, é um falso profeta. O pai da mentira é o diabo (cf. Jo 8,44).        
A mentira atualmente recebeu um nome jornalístico moderno, um anglicismo: “fakenews”, isto é, notícia falsa. Há mesmo uma CPI das “fakenews”, procurando quem divulga essas falsidades.
A nossa inteligência, pela sua natureza, é dirigida para a verdade e só para a verdade; daí que ela só pode ser atraída pela mentira, se essa tiver algo ou aparência de verdade. Caso contrário não atrairia a inteligência. Por isso, a pior mentira é a que se parece com a verdade, ou que tem um pouco de verdade. E tanto pior quanto mais se parece com ela. Daí que a advertência de Jesus para termos cuidado com os falsos profetas, que, sendo lobos, vêm vestidos de pele de ovelhas, se refere às mentiras que têm aparência de verdade.
Conta-se uma anedota do fulano, que foi preso por fabricar notas falsas, e reclamava com o amigo que o fora visitar na cadeia: “Eu não sei o que houve: fabriquei notas de um real e saiu bem, de dez reais e saiu bem, fabriquei nota de 3 reais e fui preso!” É claro, pois não existe nota de 3 reais. A falsidade só engana quando tem aparência de verdade!!!
E costuma-se dizer que uma mentira é má pela sua falsidade, mas é perigosa pela sua aparência com a verdade. Uma cadeira comum, a que falta uma perna, é má pela perna que falta, mas é perigosa pelas três que tem. Engana e faz cair quem nela for se sentar. Toda caricatura tem algo do caricaturado. Mas também pode ser uma “fakenews”, pois deturpa a pessoa, ressaltando um defeito da pessoa ou tornando-o maior do que realmente é, falseando assim a verdade. A repetição da mentira é também “fakenews”; é a arma da “propaganda”, já preconizada por Goebbels: “uma mentira dita cem vezes torna-se verdade”.  
Assim, os diversos tipos de “fakenews” têm especiais estratégias. É “fakenews”, por exemplo, dar só uma parte da notícia. É “fakenews” dar uma notícia na manchete e dizer coisa diferente no corpo da notícia. É “fakenews” manipular o número de pessoas, mostrando só uma parte da foto. É “fakenews” dar ênfase a um pronunciamento ou a uma sua parte, ênfase que na realidade não tem. É “fakenews” caricaturar alguém ou uma notícia, ressaltando maliciosamente aquilo que se pretende criticar. É “fakenews” dar só uma versão ou uma parte da notícia. Fatos são fatos, mas a versão dos fatos pode ser enganosa. É “fakenews” manipular ideologicamente os fatos ou parte deles, para influenciar as pessoas.
           

1 comentários:


  1. OS MAIS INTERESSADÍSSIMOS NA LEI DAS FAKE NEWS SÃO os MAUS ELEMENTOS DAS ESQUERDAS-GLOBALISTAS-MAÇONARIA PARA APREGOAREM SUAS FALSIDADES E INEXISTIREM CONCORRENTES PARA DENUNCIAREM SUAS TRAMÓIAS E GOLPISMOS - ENFIM, ACUAREM OS CONTRÁRIOS AOS FILHOTES DE SATÃ, TODOS AMORDAÇADOS!
    Boa parte de nosso STF foi montado por governantes comunistas, da mesma laia, traidores do Brasil, como pelos malvados FHC, Dom Ratão-Lula e a ratazana Dilma!
    "Nessa época, muitos ficarão escandalizados, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente. Então, numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. E, por causa da multiplicação da maldade, o amor da maioria das pessoas se esfriará Mt 24 10-12.
    Quantos dentro de nossa Igreja católica, mais certo, infiltrados comunistas-maçonaria dão péssimos exemplos comportamentais, desde o topo da Igreja, permitindo gentalha como os assumidos escandalosos homossexualistas, como Pe James Martin, D Vincenzo Paglia - o do painel homossexual de Terni, D Luigi Capozzi etc.,numa idem orgia, os quais que, pelos procedimentos já teriam se excomungado, casos de seus ostensivos *escândalos, mostradas as fotos pornográficas e libertinas, publicamente - ipso facto - aderentes à demoníaca maçonaria! …
    Não sei porque o papa Francisco suporta esses péssimos maus exemplos dentro da Igreja - tolerante ou conivente com esses gravíssimos erros de pecadores públicos? Ou não saberia de nada?
    "E ainda mais, dentre vós mesmos surgirão homens que torcerão a verdade, com o propósito de conquistar os discípulos para si". Atos 20,30.
    Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem nos abandonado revela que nenhum deles era realmente dos nossos. Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Santo, e todos tendes pleno conhecimento. 1 Jo 2 19-20
    Eis aí sendo o caso dos excomungados, relativistas e heréticos protestantes, filhotes de Lutero e para os seus sequazes preparando-lhes o seu SÉU!
    *Dictum vel factum minus rectum praebens alicui occasionem ruinae - S Thomas

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.