O TERÇO DOS HOMENS

          Na Basílica-Santuário Nacional de Aparecida, reuniram-se no último dia 20 mais de 50 mil “Homens do Terço”. Foi emocionante presenciar a chegada das romarias de todo o Brasil, trazendo homens de todas as classes sociais, unidos por essa oração abençoada, o Rosário de Nossa Senhora. Foi a 8ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, que teve esse ano como lema: “Terço dos Homens, Compromisso com o Evangelho – Ação e Fé”.
         Iniciado no Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no Nordeste, propagou-se já pelo Brasil inteiro, arrebanhando homens de todas as idades e condições. O Terço dos Homens já é uma realidade em todos os Estados do Brasil, calculando-se um milhão de homens que fazem parte desse movimento. Parabéns! Eles merecem nosso incentivo.
         Como diz a bela letra do Hino do Terço dos Homens, composto pelo Pe. Antônio Maria, “Ó Mãe e Rainha do Santo Rosário, Mãe Admirável, Mãe do Santuário, o mundo sem fé, na dor se consome, ajuda esse mundo com o Terço dos Homens- No Teu Santuário, que é fonte e berço, nasceu a Missão dos Homens do Terço, Santuário da nova Evangelização, Escola de nossa santificação”.
        O Papa São João XXIII dizia que o Terço é o Evangelho das pessoas simples. De fato, é uma recordação e meditação do Evangelho na escola de Maria, como diz a letra do mesmo hino de que falamos: “É Tua escola o Terço, ele é luz, ninguém como Tu sabe mais de Jesus; o Santo Evangelho ensina de novo, Teu Terço é a Bíblia que Deus deu ao povo”.
       O Papa São João Paulo II ensinou-nos que o Rosário “concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica da qual é quase um compêndio... Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor” (Carta Apost. Rosarium Virginis Mariae, 1).
         Mesmo sendo uma oração de louvor a Maria Santíssima, o centro do Rosário está em Jesus Cristo, cujo nome é o centro de gravidade da Ave-Maria, a dobradiça entre a sua primeira parte e a segunda. “É precisamente pela acentuação dada ao nome de Jesus e ao seu mistério que se caracteriza a recitação expressiva e frutuosa do Rosário” nos ensina João Paulo II.

           E o Rosário é uma oração muito recomendada por todos os últimos Papas, incluindo o Papa Francisco. “Queira Deus – é um ardente desejo nosso – que esta prática de piedade retome em toda parte o seu antigo lugar de honra!” (Leão XIII). “O Rosário é a mais bela e a mais preciosa de todas as orações à Medianeira de todas as graças: é a prece que mais toca o coração da Mãe de Deus” (São Pio X). “O Rosário é uma arma poderosíssima para pôr em fuga os demônios” (Pio XI). “Categoricamente não hesitamos em afirmar de público que depositamos grande esperança no Rosário de Nossa Senhora como remédio dos males do nosso tempo” (Pio XII). “Maria nos acompanha, luta conosco, apoia os cristãos no combate contra as forças do mal. A oração com Maria, em particular o Rosário – mas ouçam bem: o Rosário” (Francisco).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom participar do Terço dos Homens!

    ResponderExcluir
  3. A bênção, D Fernando!
    A contemplação do Terço é Cristocêntrica, a oração da Ave Maria é bíblica e o nome de Jesus é exaltado, o centro da prece!
    Ao rezarmos a Ave Maria e o Terço, melhor ainda o Rosario, não oramos a Maria, mas com ela em sua humildade de serva e intercessora, reza-se a Jesus com sua Mãe Maria - a melhor companhia, também nossa Mãe!
    Ao se recitarem as Ave Marias, dever-se-ia ter em mãos após cada uma delas algo escrito diferente da anterior que subsidiasse a próxima, mas correspondente àquele misterio, pois ficará mais frutuosa e se evitarão as possíveis dispersões mentais.
    A prece Ave Maria é uma humilhação ao demonio - Maria, uma criatura humana, à qual é submisso e a teme, que humilhação!
    São João Paulo II dizia que o Rosário era sua oração preferida; todos os santos da Igreja foram devotos do Rosário e afirmavam não existir intercessão mais poderosa!
    Todos os exorcistas recomendam a devoção à Ave Maria, à recitação do Rosário e garantem ser a poderosíssima arma contra os espíritos maus que nos rodeiam; mais ainda nesse tempo em quase ostensivamente reina Satanás e seus asseclas, à vista de todos, não o percebendo quem se perverteu a ponto de não mais distinguir o certo do errado, como hoje em dia, a partir das vestes por despudor, moças, mães de familia e não poucas idosas que se alienaram a ponto de não mais se distinguirem das meretrizes - todas iguais!
    O pior? O clero, de modo geral, nem tasca nisso, nem nos boletins paroquiais - nunca vi - parecendo estar tudo "normal"; acaso, o diabo lacrou-lhe a boca?
    Nossa Senhora, em todas as suas aparições, insiste que com devoção rezemos todos os dias o Santo Rosário; não desprezemos pois suas recomendações!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.