BONS PADRES PARA O BRASIL

            Está acontecendo em Aparecida a 56ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na qual estou presente com os outros irmãos no episcopado, demonstrando a nossa comunhão eclesial efetiva e afetiva, tratando dos assuntos mais importantes para a Igreja no Brasil. Peço as orações de todos, pois é interesse de todos que os seus pastores os guiem bem.
            Durante a Assembleia, os Bispos celebram a Santa Missa, rezam em comum o Ofício Divino, fazem retiro espiritual e tratam de assuntos importantes e necessários à vida da Igreja. A Assembleia desse ano, entre muitos outros assuntos, tem como tema central as “Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.
          Termos bons sacerdotes nos interessa a todos. Por isso, peço a todos, especialmente aos irmãos leigos, que rezem e peçam “ao Senhor da messe que mande operários para a sua vinha”, bons e santos sacerdotes. Os presbíteros, em virtude do sacerdócio ministerial, unidos ao bispo e aos demais membros da Igreja, ocupam lugar especial na missão de anunciar o Reino de Deus.
          “Na atual realidade, verificam-se situações que afetam e desafiam a vida e o ministério dos presbíteros... Existe o desafio em relação à identidade teológica do ministério presbiteral... O presbítero não é um mero delegado ou um representante da comunidade. Pela unção do Espírito e por sua especial união com Cristo, ele é um dom para a comunidade. O sacerdócio ministerial é um dos meios que Jesus utiliza a serviço do seu povo, mas a grande dignidade vem do Batismo, que é acessível a todos...”.
Existem outros desafios: instâncias eclesiais nem sempre impregnadas do espírito missionário... A conversão pastoral requer atitude constante de saída... e a passagem de uma pastoral de ‘mera conservação para uma pastoral decididamente missionária’..., falta espírito missionário em membros do clero, inclusive em sua formação” (Tema central: sugestões).
          Como toda família, a Igreja, divino-humana, tem seus problemas, devidos à sua parte humana. Jesus disse que o “Reino de Deus” aqui na terra, a Igreja, é semelhante a uma rede, com peixes bons e maus, e a um campo com trigo e joio. A depuração será só no fim do mundo.
          Essa noção de família é muito importante na eclesiologia. A Igreja é algo objetivo, fundada por Nosso Senhor sobre os Bispos, segundo a sucessão apostólica. A Igreja não é um grupo de amigos. “Na Igreja, eu não procuro meus amigos, eu encontro meus irmãos e minhas irmãs; e os irmãos e as irmãs não se procuram, se encontram. Esta situação de não arbitrariedade da Igreja na qual eu me encontro, que não é uma igreja da minha escolha, mas a Igreja que se me apresenta, é um princípio muito importante. Isto não é minha escolha, como se eu fosse com tal grupo de amigos ou com outro; eu estou na Igreja comum, com os pobres, com os ricos, com as pessoas simpáticas e não simpáticas, com os intelectuais e os analfabetos; eu estou na Igreja que me precede” (Ratzinger, Autour de la Question Liturgique, Fontgombault, 24/7/2001).



3 comentários:

  1. A CNBB ESTÁ SOB EXTREMA PRESSÃO NAS REDES CATÓLICAS CONSERVADORAS, anti modernistas e o presente recado delas via nosso representante, o prof Hermes R Nery, deve tê-la deixado atordoada: pediu-lhe fidelidade, ser transparente, não deixar se levar pela maré vermelha e se expressou muito clarividentemente da situação, sem meias palavras e suas objeções a certas ações dela foram bastante contundentes!
    Comentarei por trechos a nota da CNBB ao Povo de Deus, mensagem da 56ª Assembleia dos Bispos:
    ... "Vivemos um tempo de politização e polarizações que geram polêmicas pelas redes sociais e atingem a CNBB. Queremos promover o diálogo respeitoso, que estimule e faça crescer a nossa comunhão na fé, pois só permanecendo unidos em Cristo podemos experimentar a alegria de ser discípulos missionários".
    *R - De como dialogarmos com os que radicalmente nos odeiam, como os comunistas das esquerdas globais, ardentemente querem nos destruir e aparentam se aproximar de nós exclusivamente num falsario e capcioso DIÁLOGO apenas para se infiltrarem em nosso meio e nos implodirem, malfeitores dos PCs e na idem TL? E como comprovantes, os recentes e lamentaveis fatos sucedidos em Londrina, dentre varios mais execraveis, profanantes, provindos desses relativistas! Quem sabe se seriam infiltrados da maçonaria eclesiástica no clero católico, procedendo de modo adequado a inimigos da fé, embora travestidos de religiosos, sucedendo disso por diversos, a partir desde o Vaticano, sem que o papa Francisco os censure ou os demita, portanto, compartilhando?
    ... "Em sua missão evangelizadora, a CNBB vem servindo à sociedade brasileira, pautando sua atuação pelo Evangelho e pelo Magistério, particularmente pela Doutrina Social da Igreja"...
    R - Pareceria verdade, mas por omissão e/ou conivencia, nunca se desentendeu com os partidos socialistas e comunistas no Brasil, especialmente com o terrorista PT e seus jagunços - tê-los-iam como compartilhadores de ideais!
    ... "O Papa Bento XVI afirmou que “a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para enriquecer-nos com a sua pobreza"...
    R - De fato, o papa Bento XVI sempre favoreceu na "opção preferencial pelos pobres", com evidencia aos pobres em espírito de Sof 3,2 +etc., mas não do modelo POBRISTA da TL-PT(CNBB) que é totalitarista, do modelo comunonazifascista, como das ditadura de Cuba, Coreia do Norte, China, agora na famélica e na pauper-misérrima Venezuela etc.
    Apenas os incautos crerão em MESCLAR AS OPÇÕES DO PAPA BENTO XVI NESSE SENTIDO CO'AS DO PAPA FRANCISCO sintonizarem os dois: esse é apreciador e favorecedor das esquerdas, como disse aos movimentos sociais, lido no vatican.va: "façam das suas as minhas palavras", além doutras apologias a esses relativistas, como aos do terrorista MST e congêneres reunidos no Vaticano e a mais de diversos governos esquerdistas de integral apoio às suas iniciativas, enquanto aquele os desmascarava com veemencia!

    ResponderExcluir
  2. Parte II
    ... "A CNBB não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político".
    R - Quem crerá num disparate desse, CNBB? Porque jamais aqui combateu os social-comunistas, ainda mais os marxistas do PT, ultra cristianófobos como todos os PCs globais, radicais inimigos da Igreja? A facção bandida PT vilipendiou-a como pôde, impingiu no povo todos os tipos de perversões sob seu silencio - até as novelas da Rede Globo da TeleSafadeza foi usada - enquanto a missão de ao menos os denunciar foi olvidada, obrigação que deveria ser a profética católica e assumida contra esses malfeitores e logo vir com um comportamento farisaico desse? Quem sabe a CNBB encarnaria o "Canes non valentes latrare"?
    ... "Ao assumir posicionamentos pastorais em questões sociais, econômicas e políticas, a CNBB o faz por exigência do Evangelho. A Igreja reivindica sempre a liberdade, a que tem direito, para pronunciar o seu juízo moral acerca das realidades sociais, sempre que os direitos fundamentais da pessoa, o bem comum ou a salvação humana o exigirem" (cf. Gaudium et Spes, 76).
    R - Sim e deve de fato se posicionar, alertar os católicos a não cooperarem para a implantar o reino do anticristo do qual os PCs são arautos e os eleitores serem úmplices, assim como denunciar como a nós os caudilhos que nos acercam - ALGO QUE A CNBB NUNCA, JAMAIS FEZ - os PCs e subservientes dele, como o PMDB - hoje MDB - idem os bestiais PT, PSDB, PSOL, PSTU, PSB, PC do B. PCB, PCO, PDT, Rede da Marina Silva, PP, PRB-IURD-Edir Macedo etc., nomes dos diabólicos fantoches de Marx, como: Lula, Dilma, Freixo, Ciro Gomes, até Joaquim Barbosa, neo esquerdista, recém filiado ao comuno-stalinista PSB, ele frágil saúde, muito autoritario e doravante marxista - como se mudou, associando-se aos vermelhos! - etc., e aliados revolucionarios daqui e doutros países, como Castro, Maduro, bandos perversores, devassos, sabotadores e salteadores do povo; ao fundo, uns ONU/UNESCO/NOM-Illuminati!
    ..."Neste Ano Nacional do Laicato, conclamamos todos os fiéis a viverem a integralidade da fé, na comunhão eclesial, construindo uma sociedade impregnada dos valores do Reino de Deus. Para isso, a liberdade de expressão e o diálogo responsável são indispensáveis. Devem, porém, ser pautados pela verdade, fortaleza, prudência, reverência e amor “para com aqueles que, em razão do seu cargo, representam a pessoa de Cristo” (LG 37). “Para discernir a verdade, é preciso examinar aquilo que favorece a comunhão e promove o bem e aquilo que, ao invés, tende a isolar, dividir e contrapor” (Papa Francisco, Mensagem para o 52.º dia Mundial das Comunicações de 2018)".
    R - Desde que nossos pastores ao todo ou em parte não bandeiem para as hostes anti católicas e a CNBB abandone esse discursinho sedutor e melífluo de estar sempre atrelada ao milenares ensinamentos da Igreja e nos ache com cara de subservientes e temerosos de causarem divisões, tornando-nos cismáticos ou até mesmo hereges - pois a heterodoxia é co'a TL - certo, CNBB, sempre retrátil em condenar o maleficíssimo comunismo!
    A ferrea pressão na CNBB se seguirá até mudar de rumo ou então será cada vez mais censurada; até tempos atrás já se desprestigiara com nosso empenho, e naquela falsaria "Reforma Política" do PT- sindicatos, à frente com D Joaquim G Mol, de BH, no absurdo de subir num carro da **CUT defendendo a "democracia" das esquerdas, (como a de Cuba), não obteve nem a metade das 1.500.000 assinaturas!
    Imagine após as devastadoras denuncias nas profanações e sacrilegios da S Missa e do SS Sacramento expostos ao vilipendio em Londrina, inexistindo nenhuma censura àqueles por se juntarem aos TL-PT, além de admissão das heréticas, relativistas e discípulas pastoras do heresiarca Lutero como "concelebrantes", mesmo a D Angélico S Bernardino - quão "angélico" - naquele circo-teatro pró seu bandido preferido, o Lulaloprado!
    *R = Resposta
    **https://www.youtube.com/watch?v=8GBH6BnVdmA

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.