GREVE: PALAVRA DA IGREJA

          Por ocasião das recentes greves, sobre a sua legitimidade e devidos limites, há que se recordar aos católicos o que a Igreja ensina a respeito: quando houver conflitos e problemas, a solução normal é a negociação e o diálogo de conciliação; a greve deve ser o último recurso, um meio extremo, que pode ser legítimo e até necessário; mas tem seus limites, que são o bem comum e os serviços essenciais assegurados, além de não dever ser usada para uso político.
         
Ao agirem em prol dos justos direitos dos seus membros, os sindicatos lançam mão também do método da ‘greve’, ou seja, da suspensão do trabalho, como de uma espécie de ultimatum dirigido aos órgãos competentes e, sobretudo, aos fornecedores de trabalho. É um modo de proceder que a doutrina social católica reconhece como legítimo, observadas as devidas condições e nos justos limites. Em relação a isto os trabalhadores deveriam ter assegurado o direito à greve, sem terem de sofrer sanções penais pessoais por nela participarem. Admitindo que se trata de um meio legítimo, deve simultaneamente relevar-se que a greve continua a ser, num certo sentido, um meio extremoNão se pode abusar dele; e não se pode abusar dele especialmente para fazer o jogo da política. Além disso, não se pode esquecer nunca que, quando se trata de serviços essenciais para a vida da sociedade, estes devem ficar sempre assegurados,inclusive, se isso for necessário, mediante apropriadas medidas legais. O abuso da greve pode conduzir à paralização da vida socioeconômica; ora isto é contrário às exigências do bem comum da sociedade...” (S. João Paulo II, Encíclica Laborem Exercens, nº 20, 14/9/1981).    
           A sua atividade (dos sindicatos) não está... isenta de dificuldades: pode sobrevir a tentação... de aproveitar uma situação de força, para impor, principalmente mediante a greve - cujo direito, como meio último de defesa permanece, certamente, reconhecido - condições demasiado gravosas para o conjunto da economia ou do corpo social, ou para fazer vingar reivindicações de ordem nitidamente política. Quando se trata de serviços públicos em particular, necessários para a vida cotidiana de toda uma comunidade, dever-se-á saber determinar os limites, para além dos quais o prejuízo causado se torna inadmissível” (B. Paulo VI, Octogesima Adveniens, 14). “Quando... surgem conflitos econômico-sociais, devem fazer-se esforços para que se chegue a uma solução pacífica dos mesmos. Mas ainda que, antes de mais, se deva recorrer ao sincero diálogo entre as partes, todavia a greve pode ainda constituir, mesmo nas atuais circunstâncias, um meio necessário, embora extremo, para defender os próprios direitos e alcançar as justas reivindicações dos trabalhadores. Mas procure-se retomar o mais depressa possível o caminho da negociação e do diálogo da conciliação” (Gaudium et Spes, 68).
        greve é moralmente legítima, quando se apresenta como recurso inevitável, senão mesmo necessário, em vista dum benefício proporcionado. Mas torna-se moralmente inaceitável quando acompanhada de violências, ou ainda quando por feita com objetivos não diretamente ligados às condições de trabalho ou contrários ao bem comum” (Cat da Igreja Cat, nº 2435).

2 comentários:

  1. Tudo que o Revmo Bispo escreveu é o ideal cristão, ÓTIMO, porém, boa parte ou quase todas as greves são políticas, especialmente se patrocinadas pela esquerdista CUT e mais centrais sindicais vinculadas a partidos comunistas aos borbotões no Brasil, praticamente sem repressão de nossos pastores, nada da direção da CNBB, mesmo dos sectarios protestantes das grandes seitas conhecidos que apreciam ser tidos como "donos da verdade"...
    Assim, muito raramente às eleições nas homilias ouço censurarem publicamente os relativistas, abortistas e caóticos comunistas citando partidos e nomes dos promotores, como do PT-Lula-Dilma-Gleisi-FHC-Ciro-Freixo etc., e satélites, o PC do B, PSOL etc., querendo eles beneficiarem suas 'ndranghettas e eventualmente prejudicarem se estão com novo governo opositor, caso do Temer, mesmo com validade até 31/12/18, embora Temer tenha vindo da mesma coligação martelo e foice, discriminadora e intolerante do CRISTIANÓFOBO PT e de mais PCs signatarios - embora muito menos ruim!
    Os comunistas são assim: nada fazem, a não ser pilhagens gerais e tentam impedir que os outros façam o bem, embora esperemos nessas eleições tratoremos o restante dos comunistas em geral, casos do PT-PSDB e dos mais politiqueiros profissionais de varias legislaturas e condenados pela Lava Jato; RECICLAGEM GERAL!
    Note-se que são forjadas greves, em especial para os grandes empresarios liberarem recursos "por fora" para esses inescrupulosos sindicatos das esquerdas, adeptos e discípulos do $enhor deu$ Mamon e imediatamente via $$$$, cessarem.
    7º mandamento do Decálogo de Lênin: "PROVOQUE GREVES ILEGAIS NAS INDUSTRIAS VITAIS DO PAÍS"
    8º mandamento: "PROVOQUE DISTURBIOS E CONTRIBUAM PARA AS AUTORIDADES NÃO OS REPRIMAM".
    A recente dos caminhoneiros, bem mais ativos, não aceitaram a mediação de sindicatos pois sabem quem sao os oportunistas das esquerdas - excelente a dispensa dessa "ajuda" e depois dela veio a das esquerdas, dos petroleiros, visando tumultuar ainda mais, porém, inteligentemente foram reprimidas pelo TST com multas que passaram de 500 mil para 2 milhoes, cessaram e ainda cênicos como são, "cantaram vitoria que a greve foi um sucesso"!..
    A bênção, D Fernando!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci-me de inserir no comentario acima dos sectarios protestantes afinados à esquerdista TL, do famoso e convicto discípulo de Lutero, o blogger Julio Severo, sincero nas exposições, embora contra os dentre eles mesmos, existindo entre si também trocas de farpas em acusações mútuas de serem maçons.
    Assim, deixar a direção da *CNBB como apenas ela de fundamental apoio à causa marxista é injusto, pois houve também idem apoio à causa comunista, caso desde os martelo e foice PSDB e o PT por centenas de renomados "pastores", disseminadores do relativismo cristão.
    ** [Quanta injustiça, não? Em 2002, Lula, com toda a sua defesa do aborto e do homossexualismo, conseguiu o apoio de mais de 500 importantes líderes evangélicos. Marta só conseguiu 50? Cadê o resto dos burros?], o presidente disse que "ninguém sofreu mais preconceito" que ele mesmo. "Ninguém tem mais horas nas costas de preconceito do que eu. Agora quem está sofrendo preconceito é a Marta, é uma campanha de preconceito. E justamente pelo que ela fez de bom pela cidade." [Pelos elevados investimentos que o governo Lula faz no homossexualismo, para ele a sodomia é o bem maior]".

    * https://fratresinunum.com/2014/01/08/dom-manoel-pestana-3-anos-de-falecimento/
    ** http://juliosevero.blogspot.com/search?q=500+pastores+de+grandes+igrejas
    A Bênção, D Fernando.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.