OS POBRES, NOSSOS SENHORES

      No próximo domingo, dia 18, por instituição do Papa Francisco, se celebrará o segundo Dia Mundial dos Pobres, com o lema: “Este pobre clama e o Senhor o escuta” (Sal 34,7), que o Santo Padre deseja que apliquemos a nós, “confrontados com as mais variadas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs, que nos habituamos a designar com o termo genérico de ‘pobres’... Este Salmo permite-nos também a nós, rodeados por tantas formas de pobreza, compreender quem são os verdadeiros pobres para os quais somos chamados a dirigir o olhar a fim de escutar o seu clamor e reconhecer as suas necessidades”.   
        O Papa inclui sob este nome de “pobres”, todos os que são espezinhados que olham para o Alto, os que são perseguidos em nome duma falsa justiça, oprimidos por políticas indignas e intimidados pela violência. Eles recorrem a Deus, porque “ninguém se pode sentir excluído do amor do Pai, sobretudo num mundo onde frequentemente se eleva a riqueza ao nível de primeiro objetivo e faz com que as pessoas se fechem em si mesmas”. 
        “Podemos interrogar-nos: como é possível que este brado, que sobe à presença de Deus, não consiga chegar aos nossos ouvidos e nos deixe indiferentes e impassíveis? Num Dia como este, somos chamados a fazer um sério exame de consciência para compreender se somos verdadeiramente capazes de escutar os pobres... Muitas vezes, temo que tantas iniciativas, apesar de meritórias e necessárias, visem mais comprazer-nos a nós mesmos do que acolher verdadeiramente o clamor do pobre. Se assim for, na hora em que os pobres fazem ouvir o seu brado, a reação não é coerente, não é capaz de sintonizar com a condição deles. Vive-se tão encurralado numa cultura do indivíduo obrigado a olhar-se ao espelho e a cuidar exageradamente de si mesmo, que se considera suficiente um gesto de altruísmo para ficar satisfeito, sem se comprometer diretamente”. 
        “A resposta de Deus ao pobre é sempre uma intervenção salvadora para cuidar das feridas da alma e do corpo, repor a justiça e ajudar a retomar a vida com dignidade. A resposta de Deus é também um apelo para que toda a pessoa que acredita n’Ele possa, dentro dos limites humanos, fazer o mesmo. O Dia Mundial dos Pobres pretende ser uma pequena resposta, dirigida pela Igreja inteira dispersa por todo o mundo, aos pobres de todo o gênero e lugar”.  
        O Papa nos pede, neste Dia Mundial, um gesto concreto para com os pobres: uma refeição, por exemplo, em nossa casa ou na Igreja, compartilhando a nossa mesa com eles. E Francisco nos lembra as palavras de Jesus: “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes” (Mt 25, 40). “Os pobres são nossos senhores”, dizia São Vicente de Paulo. E é assim que devemos considera-los, quando os servimos.
        Mas é preciso sobretudo a reta intenção da caridade gratuita, não visando algo em troca. Senão, seremos como Judas, que, sob a pretensão de socorrer os pobres, queria sim aproveitar-se deles para o roubo em proveito próprio (cf. Jo 12, 4-8). 

1 comentários:

  1. Que tenhamos o cuidado de que nossa caridade, feita por amor a Deus, não se torne simplesmente filantropia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.