EVANGELIZAÇÃO NA ERA DIGITAL

         Estou em Recife PE, participando de um Curso de Comunicação para os Bispos da Igreja no Brasil, promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, com o tema “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”, coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e sediado na Arquidiocese de Olinda e Recife.
O objetivo do curso é uma reflexão e um debate sobre a comunicação, a natureza de suas práticas e os desafios da evangelização da Igreja no Brasil no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias. Inclui laboratórios onde temos a oportunidade de manipular e conhecer as técnicas e linguagens da televisão e oratória, produção do jornal impresso e online, programas de rádios, internet e mídias sociais.
Entre as muitas palestras, ressalto a de Dom Cláudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, sobre “Comunicação e evangelização na era digital”. O prof. Moisés Sbardelotto, doutorando em Ciências da Comunicação, falou sobre “Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas tecnologias digitais”. O Pe. Antônio Spadaro, SJ, diretor da revista Civiltà Catolica, aquele que fez a longa entrevista com o Papa Francisco, nos falará sobre “Ciberteologia: evangelização e espiritualidade para a comunicação em rede”.
Dom Cláudio Maria Celli tem ainda uma interessante conferência sobre “Discípulos missionários na era da cultura digital: perspectivas e ações para a evangelização”. Por isso, o curso compreende também exercícios práticos, onde aprendemos a utilizar as principais ferramentas de comunicação das “redes sociais digitais”, como sites, blog, MSN, Skype, twetter, facebook, entre outros.
Falando sobre os “mass media”, Paulo VI  já dizia: “ A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados. É servindo-se deles que ela ‘proclama sobre os telhados’, (Mt 10,27) a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões” (Evangelii nuntiandi, 45).
A mensagem preparada pelo Papa Bento XVI para o 47º dia mundial das comunicações sociais, ocorrido no dia 12 de maio de 2013, teve como tema: “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. Nessa mensagem, Bento XVI ensina que “procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas. Não deveria haver falta de coerência ou unidade entre a expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital... Somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra”.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.