POLÍTICA E VIRTUDES

       A política, como administração correta e honesta da coisa pública, é uma profissão necessária e de grande valor. Mas, transformada em politicagem, constitui-se no oposto das virtudes cristãs, que são a base da verdadeira civilização. E é isso o que leva muita gente a não ter esperança na política como solução para os problemas sociais nem nos políticos como leais condutores do povo. Daí a indecisão na hora de escolher um bom candidato.
        Basta analisar algumas das virtudes cristãs. A virtude da humildade, por exemplo, essencial ao cristianismo e à pacífica convivência humana, é a que menos se vê na política. A humildade consiste no esquecimento de si mesmo, na ausência de egoísmo, no desprendimento, na modéstia com relação a si próprio. E o que se vê comumente no exercício da política é o contrário, é o império do "EU": "porque os outros são isso ou aquilo, mas EU não..."; "porque os outros não fizeram, mas EU fiz, Eu faço, EU farei, etc."... Exatamente o linguajar do fariseu do Evangelho, que foi reprovado por Deus: "Graças vos dou, ó Senhor, porque não sou como os outros homens... EU...".
       A virtude da pobreza, isto é, do desprendimento, do desapego dos bens materiais e do dinheiro: sua ausência dispensa demonstração. Qual é hoje o político realmente despreocupado com o próprio bolso, que deseja trabalhar exclusivamente em benefício do seu próximo? Quem entrasse na política, que de si é um exercício de altruísmo e caridade, deveria sair do cargo que lhe foi confiado com a mesma condição financeira com que entrou. Conhece o leitor algum raro político dessa espécie?
E as virtudes da honestidade, da não acepção de pessoas, da caridade desinteressada, do comedimento nas palavras, do respeito para com o próximo, do amor pela verdade, da convicção religiosa, da constância, da fidelidade às promessas e à palavra dada?
      Como nos aproximamos das eleições, gostaria de contribuir um pouco na escolha dos melhores candidatos, publicando as bem-aventuranças do político, feitas pelo Cardeal Van Thuân, então presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz:
            1º - Bem-aventurado o político que tem consciência do próprio papel. 2º - Bem-aventurado o político de quem se respeita a honorabilidade. 3º - Bem-aventurado o político que trabalha para o bem comum e não para o próprio bem. 4º - Bem-aventurado o político que se considera fielmente coerente e respeita as promessas eleitorais. 5º - Bem-aventurado o político que constrói a unidade e, fazendo de Jesus o seu centro, a defende. 6º - Bem-aventurado o político que sabe escutar o povo antes, durante e depois das eleições. 7º - Bem-aventurado o político que não tem medo, sobretudo da verdade. 8º - Bem-aventurado o político que não tem medo da mídia, porque no momento do julgamento deverá responder somente a Deus.

        Você vai usar esse critério ou vai votar por interesse do seu próprio bolso ou sem critério algum?! Nesse caso, você mereceria o adjetivo antônimo de bem-aventurado.

1 comentários:

  1. A bênção, D Rifan!
    É ISSO MESMO QUE OS IDEOLOGISTAS QUEREM!
    Que fiquem apáticas, desanimadas e desoladas as pessoas com os políticos, quase todos incorretos, venais etc., parecendo que algo concorre para que dê tudo errado; ótimo, pois quanto pior, melhor, para os comunistas aí é o certo; afinal, são revolucionarios!
    Nos 10 mandamentos dos comunistas, o "DECÁLOGO DE LÊNIN", consta no 9º mandamento:
    CONTRIBUA PARA A DERROCADA DOS VALORES MORAIS, DA HONESTIDADE E CRENÇAS NAS PROMESSAS DO GOVERNO E, NOSSOS PARLAMENTARES, INFILTRADOS NOS PARTIDOS DEMOCRÁTICOS, DEVEM ACUSAR OS NÃO COMUNISTAS, OBRIGANDO-OS SOB PENAS DE OS EXPOR EM RIDÍCULO SE NÃO VOTAREM NOS INTERESSES COMUNISTAS".
    Mesmo no 4º mandamento:
    "DESTRUA A CONFIANÇA DO POVO EM SEUS LÍDERES".
    Dessa forma, uma das ações dos marxistas, adicionado de farta doutrinação alienante, como a discriminação das religiões, em particular a Igreja católica e anexos do tronco judaico-cristão, mais a destruição da família, aborto, incremento da pornografia e anexos, das drogas etc., são as metas vitais para alienarem e relativizarem as pessoas, e daí facilitarem a implantação do regime comunista em alienados, pois quem é lúcido, mais ainda cristão, jamais os aceita e, sendo inescrupulosos e ainda mais satanistas, recorrem a esses métodos subversivos para perverterem o povo para conseguirem dominar a todos, sendo a politiquice nacional o exemplo clássico disso.
    Não se enquadra direitinho no PT - mesmo no PSB - e dos que os apoiam comunistas, como os eleitores, o qual só sobrevive de trapaças, mentiras e são tocados especialmente pelo ódio, no abaixo?
    "Na estrada dos ímpios não te embrenhes, não sigas pelo caminho dos maus.
    Foge dele, não passes por ele, desvia-te e deixa-o.
    Porque eles não dormiriam sem antes haverem praticado o mal, não conciliariam o sono se não tivessem feito cair alguém,
    Eles comem o pão da impiedade e bebem o vinho da iniquidade". Pro 4 14-17.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.