O MÊS DA BÍBLIA

      No próximo dia 28, último domingo de setembro, celebraremos o dia nacional da Bíblia, que coincide com a festa de São Jerônimo, o grande tradutor dos Livros Santos. Aliás, o mês de setembro é o mês da Bíblia, todo dedicado a despertar e promover entre os fiéis o conhecimento e o amor dos Livros Sagrados, a Palavra de Deus escrita, redigida sob a moção do Divino Espírito Santo, motivando-os para sua leitura cotidiana, atenta e piedosa. 
     É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar a Sagrada Escritura é ignorar o próprio Cristo”.  Portanto, o conhecimento e o amor às Escrituras decorrem do conhecimento e do amor que todos devemos a Nosso Senhor.  
      O ponto central da Bíblia, convergência de todas as profecias, é Jesus Cristo. O Antigo Testamento é preparação para a sua vinda e o Novo, a realização do seu Reino. “O Novo estava latente no Antigo e o Antigo se esclarece no Novo” (Santo Agostinho). 
      Dizemos que a Bíblia foi inspirada por Deus, que vem a ser assim o seu autor principal, embora escrita por homens, por Deus movidos e assistidos enquanto escreviam. 
      A Bíblia não é um livro só, mas um conjunto de 73 livros, redigidos por autores diferentes em épocas, línguas e locais diversos, num espaço de tempo de cerca de mil e quinhentos anos. Sua unidade se deve ao fato de terem sido todos eles inspirados por Deus, seu autor principal e garantia da sua inerrância. 
      É o livro sagrado por excelência, escrito para o nosso bem. “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Tim 3, 16-17). 
     Mas a Bíblia não é um livro de ciências humanas. Por isso a Igreja Católica reprova a leitura fundamentalista da Bíblia, que teve sua origem na época da Reforma Protestante e que pretende dar a ela uma interpretação literal em todos os seus detalhes, o que não é correto. 
     Além disso, a Bíblia não é um livro fácil de ser lido e interpretado. São Pedro, falando das Epístolas de São Paulo, nos diz que “nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras” (II Ped 3, 16).
     Por isso, o mesmo São Pedro nos adverte: “Sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus” (2Pd 1, 20-21).  Assim, o ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita (a Bíblia Sagrada) ou transmitida oralmente (a Sagrada Tradição) foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo, que disse aos Apóstolos e seus sucessores “até a consumação dos séculos”: “Ide e ensinai a todos os povos tudo o que vos ensinei... quem vos ouve a mim ouve”.

1 comentários:

  1. A bênção, D Rifan!
    “nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras” (II Ped 3, 16).
    “Sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus” (2Pd 1, 20-21).
    As duas citações acima retratam as contradições existentes em meio ao relativismo protestante devido ao desrespeito a elas e a outras correlatas, mas foi graças ao entronizado "livre arbítrio", sem exceção, desde o luteranismo até à recém fundada seita, devido às múltiplas interpretações dadas à bíblia que gerou esse caos..
    Sabemos que arrebanham incautos, mas sendo "relativistas evangelizadores", mais um idem doravante foi agregado às sua fileiras, nada mais e, que por sua vez junto a outros, comporão a babel protestante em que se agridem mutuamente, sendo unidos apenas para atacarem a Igreja católica.
    Até mesmo as homilias dos pastores nos cultos passam sob o crivo de cada membro; cada um se julga possuidor do "eSPÍRITO sANTO" para discernir - mas é o verdadeiro espírito da desagregação - e, ao final será mesmo possuidor é do "ESPÍRITO DE PORCO"!
    Aliás, é bom frisar que Jesus não se comprometeu com nenhuma dessas seitas paralelas à Igreja, sem exceção, todas não passam de grandiosas invencionices humanas, algumas delas até se tornaram grandes empresas no marketing religioso, como "pai Caifás".
    Quando se diz que a Igreja católica perde fieis, além de falso, melhor seria que certos supostos católicos que tanto rejeitam sua exigente doutrina, ideal seria que se unissem às hostes protestantes e praticarem uma religião à moda pessoal, por sinal existem seitas adaptadas a todo tipo de cliente, desde as ultra puritanas às modernistas, algumas apoiam até ostensivamente comunistas - IURD - porém, a quase totalidade aderida ao esoterismo.



    SE V VOTAR NO PT, CONCORRERÁ PARA A MORTE DE MILHARES DE CRISTÃOS NA SIRIA E IRAQUE!
    Os católicos e mesmo os evangélicos que votam no PT avalizam o Estado Islâmico composto só de terroristas crueis que Dilma malucamente apoia, um bando de terroristas que nem os países árabes toleram, estão contra junto como EUA, mas Dilma insiste em defender.
    E v que pertence a essas duas religiões, se votar nela, mesmo na Marina que é comunista e são aliados de muçulmanos, torna-se comparsa da morte de milhares e milhares de cristãos na Siria e Iraque, ininterruptamente e do lado de lá terá de prestar contas dessa tenebrosa aliança om os comunistas e muçulmanos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.