A AMBIÇÃO DO PODER E O PODER DA AMBIÇÃO

         O lema da Campanha da Fraternidade desse ano – “Eu vim para servir” - foi tirado do discurso de Jesus sobre o modo de mandar, liderar e chefiar que ele desejava fosse adotado na sua Igreja: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10, 42-45).
       Jesus não está negando o poder que deve haver na hierarquia da sua Igreja, mas explicando o modo de exercê-lo. A modo de serviço. Servir, em latim, é “ministrare”. Daí vem a palavra “ministro”, aquele que serve. O sacerdote é ministro, servidor dos fiéis, o Bispo, ministro para os seus sacerdotes, isto é, servidor, e o Papa, desde tempos imemoriais, assina “servus servorum Dei”, servo dos servos de Deus. E Jesus nos deu o exemplo: “Sendo Deus por natureza, não se apegou ao ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo” (Fl 2, 6-7). E São Paulo pede que tenhamos esse mesmo sentir e pensar.
       Concomitante com a ambição do poder, existe a ambição de possuir. Infelizmente, nos ambientes religiosos, tem sido cultivada a teologia da prosperidade, que propaga a falsa ideia de que ser rico e próspero é ser abençoado por Deus, ser pobre é ser por ele amaldiçoado. A prosperidade é apresentada como prova de fidelidade a Deus. A Fé se torna um instrumento para se obter saúde, riqueza, sucesso e poder terrenos. Os males, as doenças a pobreza são produtos do Diabo. Deturpando, pois, o sentido verdadeiramente evangélico, essa teologia da prosperidade cultiva o individualismo e o interesse próprio, o oposto do verdadeiro cristianismo.
             Erradamente, reforçam sua tese dizendo que temos que viver como “filhos do Rei”, isto é, na prosperidade material. Transforma-se assim a religião em puro materialismo, falsamente baseado na Sagrada Escritura. É claro que não faltam citações que corroborem essa tese, mas todas do Antigo Testamento, não do Novo, que é a plenitude da Revelação.
            Jesus, o verdadeiro filho do Rei, Rei ele mesmo, veio “para servir”. Nasceu pobrezinho numa manjedoura em Belém, viveu humilde e pobre em Nazaré, numa família simples. Na sua vida pública, viveu sem bens materiais: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça” (Mt 8, 20). “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6, 24). “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus” (Mt 19, 20).
        Não é condenável possuir riquezas, desde que honestamente.  O direito de propriedade é defendido por lei divina (7º Mandamento). Mas “sobre toda propriedade particular pesa sempre uma hipoteca social, para que os bens sirvam ao destino geral que Deus lhes deu” (São João Paulo II, 29-1-1979), ou seja, se se tem dinheiro é preciso usá-lo para o bem do próximo e da sociedade.  O que é reprovável é a desenfreada busca do dinheiro e a ambição de ficar rico. “A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por se terem entregue a ele, alguns se desviaram da fé e se afligem com inúmeros sofrimentos” (1Tm 6, 10). E, pior, querer usar da religião como meio de se enriquecer e prosperar.

 É uma visão, portanto, deturpada do cristianismo a teologia da prosperidade, com sua visão individualista e materialista, instrumentalizando a religião para benefício material próprio. O resumo da mensagem cristã é: “Não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura daquela está para vir” (Hb 13, 14).

2 comentários:

  1. A bênção, D Rifan!
    TEOLOGIA DA PROSPERDIDADE OU SUBVERSÃO DO CRISTIANISMO?
    É o segundo. A teologia da prosperidade é uma forma o afastamento do cristianismo de forma muito evidente, praticamente de seitas protestantes;.nessa nova modalidade, é desprezar o Senhor Deus para se apegar a valores de cunho material, em detrimento total à fé cristã, sendo que suas doutrinas contaminaram até a Igreja, pois infelizmente hoje respiramos ideologias, sem darmos por fé em muitos casos.
    Dessa forma, a teologia da prosperidade consegue perverter a situação: doravante as obras serão tidas como a manifestação do tamanho da fé de cada um, ou seja, à medida que se progride em bens materiais, mais se pode deduzir de estar bem diante do Senhor Deus, sendo o que foi captado dos frequentadores de seitas e anúncios de jornais, como da Folha Universal da IURD, em que exalta os bem sucedidos empresários após terem aderido a ela, havendo muito mais seitas na mesma direção "evangelística".
    Aliás, a IURD, por seu partido PRB, é aliada dos comunistas do PT na base do governo; sedizente evangélica e aliada de satanistas, logo se deduzindo que seria Satã agindo nesses meteóricos enriquecimentos para cooptação - se não é que seriam falsas e montadas propagandas com fins arrecadatórios!
    À verdade, trata-se de um balcão de negócios, em que o pastor da seita intermedia por meio de CONTRIBUIÇÕES, quanto mais "GENEROSAS", mais se alcançam os fins desejados, sendo o deus-dinheiro o alvo principal a atingir.
    Assim, nessa míope concepção, o Senhor Deus torna-se apenas um servidor - não mais Senhor - passa a servir o homem, não ao contrario, sendo exacerbado ANTROPOCENTRISMO, entronização do novo deus-homem, em ações similares às propostas da Maçonaria, das Ideologias marxistas e da Serpente no Éden.

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  2. Linda reflexão essa de Dom Rifan. A maior prova que a teologia da prosperidade esta errada, é que quem mais sofreu no mundo foi Jesus Cristo e Ele é o Santo dos santos, é o próprio filho de Deus. Agora, interessante tudo isso para nos salvar e por amor a nós.

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