CORPUS CHRISTI

 

Amanhã celebraremos com toda a Igreja a solenidade de Corpus Christi, isto é, do SS. Corpo e Sangue de Cristo, presente na Santíssima Eucaristia.

Por que se dá tanta importância a esta solenidade? Porque “a Eucaristia é o coração e o ápice da vida da Igreja, pois nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e ação de graças oferecido uma vez por todas na cruz a seu Pai; por seu sacrifício ele derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que é a Igreja. A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo: isto é, da obra da salvação realizada pela Vida, Morte e Ressurreição de Cristo, obra esta tornada presente pela ação litúrgica. Enquanto sacrifício, a Eucaristia é também oferecida em reparação dos pecados dos vivos e dos defuntos, e para obter de Deus benefícios espirituais ou temporais” (C.I.C. nn.1407, 1409 e 1414).

A Eucaristia, nas suas três dimensões, Sacrifício da Missa, Comunhão e Presença Real, “é o ápice e a fonte de todo o culto e da vida cristã, por ela é significada e se realiza a unidade do povo de Deus, e se completa a construção do Corpo de Cristo...” (Direito Can. cân. 897).

Esse tesouro de valor incalculável, a Santíssima Eucaristia, foi instituído por Jesus na Última Ceia, na Quinta-feira Santa. Mas, então, na Semana Santa, a Igreja estava ocupada com as dores da Paixão de Cristo. Por isso, na primeira quinta-feira livre depois do tempo pascal, ou seja, amanhã, a Igreja festeja com toda a solenidade Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, presente sob as espécies de pão e vinho, na Hóstia Consagrada.

            Nesta solenidade do Corpo de Deus, dada a atual triste situação de pandemia e de violência, duas intenções se fazem necessárias: oração pelo fim dessa doença com a preservação da nossa saúde, com menção especial dos que estão na frente dessa batalha pela cura dos nossos irmãos, e a paz, nas consciências, nas famílias, nas cidades, no Brasil e no mundo. É o que nos pede o Papa Francisco: “Reconhecemos a necessidade de rezar constantemente pela paz, porque a oração protege o mundo e o ilumina. A paz é o nome de Deus”. A oração recorda que a verdadeira paz começa no coração de cada um. “Estamos indignados diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar, para nos ajudar a construir a justiça e a paz, em nosso país. Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: ‘Pedi e recebereis’. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos artesãos da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia. Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Seguindo o exemplo de Maria, queremos permanecer unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

 

        *Bispo da Administ12ação Apostólica Pessoal

                                                                         São João Maria Vianney

                                                                         http://domfernandorifan.blogspot.com.br/

 

 

1 comentários:

  1. QUEM ESTIVER DIGNAMENTE COMUNGANDO, ESTÁ INTIMAMENTE ANEXO AO CORPO MÍSTICO DE CRISTO, AOS IRMÃOS EM GRAÇA, NUM SÓ CORPO, COM MUITÍSSIMOS MEMBROS, HARMONIZANDO-SE ENTRE SI!
    "Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. 1 Cor 11 28-29.
    Mais que lógico, porque a recepção da S Eucaristia por aqueles nas condições prévias e compulsórias enumeradas acima, para fazerem os devidos efeitos favoráveis a si e a outrem, deverão estar interligados com o Corpo Místico de Cristo, apesar de um apenas ser ele subdividido em diversas partes, é como todos os membros dele cooperarem entre si sintonizadamente para desempenharem as funções vitais que são atribuíveis a cada um deles no desempenho a contento das múltis funções vida afora!
    Nenhum desses membros dirá que não desempenharei tal ou qual função, senão haveria um desequilíbrio total, mas agem unificando-se para que sejam devidamente úteis e componham uma unidade que se conserve unificada.
    Lamentável é que nesta Quinta Feira Festiva Eucarística hajam tantos com que me deparei trabalhando normalmente, católicos talvez apenas de fachada, descompromissados com a fé recebida no batismo - se é que o receberam - exatamente num dia santificado e funcionando remuneradamente, como se fosse mais uma quinta feira qualquer da semana, faltando flagrantemente ao 3º Mandamento das Leis de Senhor Deus e da Igreja, o qual impõe com sérias restrições e com bastante incomplacência para resguardar rigidamente os dias santos, mesmo que incidam durante a semana, vetando todos os tipos de trabalhos desnecessários, mais ainda quando prestados a outros visando compensações financeiras!
    No entanto, existem as devidas exceções, mesmo não conseguindo ir à Santa Missa, como aqueles que são mandados pelos patrões, idem os que se dedicam por motivos justos e necessários, como da área de prestação de serviços de segurança pública, assim como os assistentes de saúde nessa época de inclemente pandemia pela política COVID 19 da Nova (Des)Ordem Mundial-maçonaria!
    Assim sendo, os que necessitam estar revezando turnos de 12 ou até 24 horas, ininterruptamente - dentre mais casos que, os que faltarem ás S Missas em dias santificados, isentam-se de estarem grave e mortalmente pecando.
    Porém, os que faltarem a esse sagrado dever indevida e voluntariamente, embora não estando expulsos da Igreja, confessem-se arrependidos e com propósito de não mais pecar, pois, caso contrário, incorreção nesse estado de vida em pecados graves mortais não confessados, se casualmente falecerem nesse miserável estado de alma, poderão ser eternamente condenados ao inferno!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.