PALAVRAS EMBLEMÁTICAS

 

Frases ou palavras emblemáticas, houve muitas famosas, que marcaram a nossa civilização e repercutem até hoje. São símbolos e resumos de uma doutrina, de uma vida, de um acontecimento ou de um ato de heroísmo, frases que ficaram na história e serão sempre lembradas.

            Assim, “Libertas quae sera tamen”, dos Inconfidentes, “Independência ou morte”, de Dom Pedro I, “A Terra é azul”, de Yuri Gagarin, “Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”, de Neil Armstrong, “O fraco jamais perdoa, o perdão é uma das características do forte”, de Mahatma Gandhi, “Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajuda-lo a levantar-se”, de Gabriel Garcia Marquez, e muitíssimas outras citações icônicas.

            Nas Sagradas Escrituras ou Bíblia Sagrada, também encontramos frases-símbolo, que marcaram a história do mundo e a nossa vida, desde o “Fiat Lux” (Faça-se a Luz) no Gênesis, no início da criação, correspondente ao Big Bang da ciência atual, até às últimas palavras do Apocalipse “Vinde, Senhor Jesus”. O livro do Levítico traz a frase central do culto prestado a Deus: “Santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo” (Lv 11,44). Nos Salmos, temos uma frase magistral, que mostra o equilíbrio que se espera de nós: A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão” (Sl 84 (85),11).  

            No Novo Testamento, temos frases paradigmáticas de Jesus Cristo. No Sermão da Montanha, que é o resumo do Evangelho, encontramos, por exemplo, a frase que é a sinopse do sermão: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo” (Mt 6, 33).

            Jesus ensinou a chamada a Regra de ouro das nossas relações interpessoais: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles” (Mt 7,12). E ele acrescenta que nisso está resumida toda a Lei e os Profetas.

            E foi nessa virtude da caridade, o amor, que Jesus corrigiu a lei do Talião e colocou o cerne da sua doutrina: “Ouvistes que foi dito: ‘olho por olho, dente por dente’. Eu, porém, vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, ao que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra!... “Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem!” (Mt 5, 38-44). E ele deu o exemplo desse amor total e desinteressado, ensinando-nos o seu “novo mandamento”: “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13, 34).

            E a ressurreição de Jesus foi a prova final da sua divindade e a confirmação de toda a sua doutrina, resumida na frase emblemática de São Tomé, duvidoso, quando viu as chagas da Paixão em Jesus vivo e ressuscitado: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 28).

 

        *Bispo da Administração Apostólica Pessoal

                                                                         São João Maria Vianney

                                                                         http://domfernandorifan.blogspot.com.br/

 

 

 

1 comentários:

  1. UMA PALAVRA EMBLEMÁTICA E MALIGNA É A DA MAÇONARIA "SOLVE ET COAGULA", QUER DA EXTERNA, QUER DA INTERNA MAÇONARIA ECLESIÁSTICA, JÁ BEM MELHOR FUNDAMENTADA E PPERNICIOSA, DELETÉRIA - DESDE A MAIS ALTA HIERARQUIA!
    A primeira palavra "solve" significa "dissolver" e, por detrás, camuflada e sutilmente, destruirem todos os alicerces, fundamentos e ensinamentos da fé cristã católica e lançarem as pessoas incautas e desinformadas na alienação e no relativismo mundanistas.
    Assim, concluída essa primeira etapa, vem a segunda como consequência da primeira etapa devidamente concluída: "coagula", liminarmente, querendo possuir o sentido de todos aqueles os quantos conseguiram arrebanhar para seu estábulos - para eles, todos oos capturados por suas sinistras estratagemas não serão posteriormente tratados senão como bovinos quando tangidos para o pasto sem relutarem contra o destino a ser-lhes alcançado - no entanto, prosseguem na rota que lhe é determinada a prosseguir, embora passivamente!
    Temos outras, a seguirem, copiadas, contudo bastante interessantes, de como truncar a linguagem em proveito das ideologias - vamos lá, como quando os esquerdistas todos e sem exceção blefam DEMOCRACIA = COMUNISMO, E ATÉ NAS SIGLAS SE PROPAGAM COMO PARTIDOS DEMOCRATAS OU DE CENTRO - NO MUITO, DE CENTRO-ESQUERDA!
    *Preto apanha= Racismo.
    Bicha Louca apanha = Homofobia.
    Mulher apanha = Machismo.
    Maconheiro apanha = Preconceito.
    Macumbeiro apanha = Intolerância.
    Mulçumano apanha = Xenofobia.
    Ladrão apanha – Violação dos Direitos Humanos.
    Branco apanha – Justiça contra opressor.
    Cristão apanha – Não é nem notícia.
    *https://homemculto.com/
    Não deixe que um professor comunista adote seu filho

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo. Que Deus o abençõe.